Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53769
Compartilhe esta página
Título: | Quando as crianças se apresentam ao educador, que educador se apresenta às crianças? Caminhos para a formação humana na educação infantil |
Autor(es): | NASCIMENTO, Mesaque Noronha da Silva do |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Formação Humana; Educador; Criança |
Data do documento: | 19-Set-2023 |
Citação: | NASCIMENTO, Mesaque Noronha da Silva do. Quando as crianças se apresentam ao educador, que educador se apresenta às crianças? Caminhos para a Formação Humana na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente estudo explora as concepções de educadoras de Educação Infantil sobre o seu papel profissional, considerando a dimensão da formação humana envolvida no cuidar-educar de bebês e crianças pequenas, considerando o valor do campo emocional (Casassus, 2009), do vínculo afetivo (Appell; David, 2021) e do diálogo entre educação e espiritualidade (Röhr, 2012). Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, e observação e entrevistas semiestruturadas como instrumentos, submetendo os dados à análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados apontam a uma necessária articulação entre a formação profissional e a formação humana do educador para a assunção ética e autêntica de sua tarefa educativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53769 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO - ARQUIVO FINAL_MESAQUE NORONHA.docx.pdf | 246,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons