Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53769

Comparte esta pagina

Título : Quando as crianças se apresentam ao educador, que educador se apresenta às crianças? Caminhos para a formação humana na educação infantil
Autor : NASCIMENTO, Mesaque Noronha da Silva do
Palabras clave : Educação Infantil; Formação Humana; Educador; Criança
Fecha de publicación : 19-sep-2023
Citación : NASCIMENTO, Mesaque Noronha da Silva do. Quando as crianças se apresentam ao educador, que educador se apresenta às crianças? Caminhos para a Formação Humana na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente estudo explora as concepções de educadoras de Educação Infantil sobre o seu papel profissional, considerando a dimensão da formação humana envolvida no cuidar-educar de bebês e crianças pequenas, considerando o valor do campo emocional (Casassus, 2009), do vínculo afetivo (Appell; David, 2021) e do diálogo entre educação e espiritualidade (Röhr, 2012). Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, e observação e entrevistas semiestruturadas como instrumentos, submetendo os dados à análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados apontam a uma necessária articulação entre a formação profissional e a formação humana do educador para a assunção ética e autêntica de sua tarefa educativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53769
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO - ARQUIVO FINAL_MESAQUE NORONHA.docx.pdf246,56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons