Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53769

Share on

Title: Quando as crianças se apresentam ao educador, que educador se apresenta às crianças? Caminhos para a formação humana na educação infantil
Authors: NASCIMENTO, Mesaque Noronha da Silva do
Keywords: Educação Infantil; Formação Humana; Educador; Criança
Issue Date: 19-Sep-2023
Citation: NASCIMENTO, Mesaque Noronha da Silva do. Quando as crianças se apresentam ao educador, que educador se apresenta às crianças? Caminhos para a Formação Humana na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo explora as concepções de educadoras de Educação Infantil sobre o seu papel profissional, considerando a dimensão da formação humana envolvida no cuidar-educar de bebês e crianças pequenas, considerando o valor do campo emocional (Casassus, 2009), do vínculo afetivo (Appell; David, 2021) e do diálogo entre educação e espiritualidade (Röhr, 2012). Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, e observação e entrevistas semiestruturadas como instrumentos, submetendo os dados à análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados apontam a uma necessária articulação entre a formação profissional e a formação humana do educador para a assunção ética e autêntica de sua tarefa educativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53769
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO - ARQUIVO FINAL_MESAQUE NORONHA.docx.pdf246,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons