Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53769

Compartilhe esta página

Título: Quando as crianças se apresentam ao educador, que educador se apresenta às crianças? Caminhos para a formação humana na educação infantil
Autor(es): NASCIMENTO, Mesaque Noronha da Silva do
Palavras-chave: Educação Infantil; Formação Humana; Educador; Criança
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: NASCIMENTO, Mesaque Noronha da Silva do. Quando as crianças se apresentam ao educador, que educador se apresenta às crianças? Caminhos para a Formação Humana na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo explora as concepções de educadoras de Educação Infantil sobre o seu papel profissional, considerando a dimensão da formação humana envolvida no cuidar-educar de bebês e crianças pequenas, considerando o valor do campo emocional (Casassus, 2009), do vínculo afetivo (Appell; David, 2021) e do diálogo entre educação e espiritualidade (Röhr, 2012). Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, e observação e entrevistas semiestruturadas como instrumentos, submetendo os dados à análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados apontam a uma necessária articulação entre a formação profissional e a formação humana do educador para a assunção ética e autêntica de sua tarefa educativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53769
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - ARQUIVO FINAL_MESAQUE NORONHA.docx.pdf246,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons