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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66206

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Título: A avaliação educacional institucional como política pública e direito. Um estudo sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE)
Autor(es): SILVA, Daniela Maria do Espirito Santo e
Palavras-chave: educação como direito; política educacional pública; avaliação educacional institucional; avaliação de quarta-geração; sistemas de avaliação educacional institucional
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: SANTO E SILVA, Daniela Maria do Espirito; Avaliação educacional institucional como política pública e direito. Um estudo sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Recife: UFPE, 2025
Abstract: Este trabalho teve como objetivo geral: apreender os instrumentos de proteção do direito à educação básica, formulados pelo Sistema de Avaliação de Pernambuco (SAEPE); como objetivos específicos: identificar as diferentes fases do ciclo de política do SAEPE; apreender as reivindicações, preocupações e questões dos seus interessados (stakeholders); verificar quais os direitos dos stakeholders protegidos pelo SAEPE. Utilizou a técnica de análise de conteúdo para a análise e interpretação dos dados, tendo como principais resultados: presença de vários instrumentos de proteção aos direitos de aprendizagem dos estudantes, a exemplo de testes de Língua Portuguesa e Matemática e política específica de recomposição de aprendizagens. Concluiu afirmando que o potencial desse sistema estadual de avaliação é subutilizado devido aos desafios da fase de implementação e à limitada apropriação dos resultados pelos stakeholders.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66206
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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