Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66206
Compartilhe esta página
Título: | A avaliação educacional institucional como política pública e direito. Um estudo sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) |
Autor(es): | SILVA, Daniela Maria do Espirito Santo e |
Palavras-chave: | educação como direito; política educacional pública; avaliação educacional institucional; avaliação de quarta-geração; sistemas de avaliação educacional institucional |
Data do documento: | 9-Abr-2025 |
Citação: | SANTO E SILVA, Daniela Maria do Espirito; Avaliação educacional institucional como política pública e direito. Um estudo sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Recife: UFPE, 2025 |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo geral: apreender os instrumentos de proteção do direito à educação básica, formulados pelo Sistema de Avaliação de Pernambuco (SAEPE); como objetivos específicos: identificar as diferentes fases do ciclo de política do SAEPE; apreender as reivindicações, preocupações e questões dos seus interessados (stakeholders); verificar quais os direitos dos stakeholders protegidos pelo SAEPE. Utilizou a técnica de análise de conteúdo para a análise e interpretação dos dados, tendo como principais resultados: presença de vários instrumentos de proteção aos direitos de aprendizagem dos estudantes, a exemplo de testes de Língua Portuguesa e Matemática e política específica de recomposição de aprendizagens. Concluiu afirmando que o potencial desse sistema estadual de avaliação é subutilizado devido aos desafios da fase de implementação e à limitada apropriação dos resultados pelos stakeholders. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66206 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_DANIELA_MARIA_DO_ESPIRITO_SANTO_(1).pdf | TCC - Daniela Maria do Espirito Santo e Silva | 586,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons