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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66206

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVARJAL, Elizabeth-
dc.contributor.authorSILVA, Daniela Maria do Espirito Santo e-
dc.date.accessioned2025-09-24T19:08:59Z-
dc.date.available2025-09-24T19:08:59Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-09-24-
dc.identifier.citationSANTO E SILVA, Daniela Maria do Espirito; Avaliação educacional institucional como política pública e direito. Um estudo sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Recife: UFPE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66206-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral: apreender os instrumentos de proteção do direito à educação básica, formulados pelo Sistema de Avaliação de Pernambuco (SAEPE); como objetivos específicos: identificar as diferentes fases do ciclo de política do SAEPE; apreender as reivindicações, preocupações e questões dos seus interessados (stakeholders); verificar quais os direitos dos stakeholders protegidos pelo SAEPE. Utilizou a técnica de análise de conteúdo para a análise e interpretação dos dados, tendo como principais resultados: presença de vários instrumentos de proteção aos direitos de aprendizagem dos estudantes, a exemplo de testes de Língua Portuguesa e Matemática e política específica de recomposição de aprendizagens. Concluiu afirmando que o potencial desse sistema estadual de avaliação é subutilizado devido aos desafios da fase de implementação e à limitada apropriação dos resultados pelos stakeholders.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjecteducação como direitopt_BR
dc.subjectpolítica educacional públicapt_BR
dc.subjectavaliação educacional institucionalpt_BR
dc.subjectavaliação de quarta-geraçãopt_BR
dc.subjectsistemas de avaliação educacional institucionalpt_BR
dc.titleA avaliação educacional institucional como política pública e direito. Um estudo sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1392326145127200pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1763129237127577pt_BR
dc.description.abstractxThis study had the general objective of apprehending the instruments for protecting the right to basic education, formulated by the Pernambuco Evaluation System (SAEPE); specific objectives included: identifying the different phases of the SAEPE policy cycle; apprehending the claims, concerns, and issues of its stakeholders; and verifying which stakeholder rights are protected by SAEPE. Content analysis technique was used for data analysis and interpretation, with the main findings being: the presence of several instruments for protecting students' learning rights, such as Portuguese Language and Mathematics tests and a specific learning recovery policy. It concluded by stating that the potential of this state evaluation system is underutilized due to the challenges of the implementation phase and the limited appropriation of results by stakeholders.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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