Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66206
Comparte esta pagina
Título : | A avaliação educacional institucional como política pública e direito. Um estudo sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) |
Autor : | SILVA, Daniela Maria do Espirito Santo e |
Palabras clave : | educação como direito; política educacional pública; avaliação educacional institucional; avaliação de quarta-geração; sistemas de avaliação educacional institucional |
Fecha de publicación : | 9-abr-2025 |
Citación : | SANTO E SILVA, Daniela Maria do Espirito; Avaliação educacional institucional como política pública e direito. Um estudo sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Recife: UFPE, 2025 |
Resumen : | Este trabalho teve como objetivo geral: apreender os instrumentos de proteção do direito à educação básica, formulados pelo Sistema de Avaliação de Pernambuco (SAEPE); como objetivos específicos: identificar as diferentes fases do ciclo de política do SAEPE; apreender as reivindicações, preocupações e questões dos seus interessados (stakeholders); verificar quais os direitos dos stakeholders protegidos pelo SAEPE. Utilizou a técnica de análise de conteúdo para a análise e interpretação dos dados, tendo como principais resultados: presença de vários instrumentos de proteção aos direitos de aprendizagem dos estudantes, a exemplo de testes de Língua Portuguesa e Matemática e política específica de recomposição de aprendizagens. Concluiu afirmando que o potencial desse sistema estadual de avaliação é subutilizado devido aos desafios da fase de implementação e à limitada apropriação dos resultados pelos stakeholders. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66206 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_DANIELA_MARIA_DO_ESPIRITO_SANTO_(1).pdf | TCC - Daniela Maria do Espirito Santo e Silva | 586,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons