Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66206
Share on
Title: | A avaliação educacional institucional como política pública e direito. Um estudo sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) |
Authors: | SILVA, Daniela Maria do Espirito Santo e |
Keywords: | educação como direito; política educacional pública; avaliação educacional institucional; avaliação de quarta-geração; sistemas de avaliação educacional institucional |
Issue Date: | 9-Apr-2025 |
Citation: | SANTO E SILVA, Daniela Maria do Espirito; Avaliação educacional institucional como política pública e direito. Um estudo sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Recife: UFPE, 2025 |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo geral: apreender os instrumentos de proteção do direito à educação básica, formulados pelo Sistema de Avaliação de Pernambuco (SAEPE); como objetivos específicos: identificar as diferentes fases do ciclo de política do SAEPE; apreender as reivindicações, preocupações e questões dos seus interessados (stakeholders); verificar quais os direitos dos stakeholders protegidos pelo SAEPE. Utilizou a técnica de análise de conteúdo para a análise e interpretação dos dados, tendo como principais resultados: presença de vários instrumentos de proteção aos direitos de aprendizagem dos estudantes, a exemplo de testes de Língua Portuguesa e Matemática e política específica de recomposição de aprendizagens. Concluiu afirmando que o potencial desse sistema estadual de avaliação é subutilizado devido aos desafios da fase de implementação e à limitada apropriação dos resultados pelos stakeholders. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66206 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DANIELA_MARIA_DO_ESPIRITO_SANTO_(1).pdf | TCC - Daniela Maria do Espirito Santo e Silva | 586,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License