Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62961

Comparte esta pagina

Título : A Educação Inclusiva na formação inicial dos professores de matemática: a percepção de licenciandos acerca da formação recebida
Autor : SOUSA, Caroline Elizabete Cavalcanti Silva
Palabras clave : Educação Inclusiva; Formação Docente; Ensino de Matemática
Fecha de publicación : 28-mar-2025
Citación : SOUSA, Caroline Elizabete Cavalcanti Silva. A Educação Inclusiva na formação inicial dos professores de matemática: a percepção de licenciandos acerca da formação recebida. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho investiga a percepção dos licenciandos em matemática de uma universidade pública pernambucana acerca da formação em Educação Especial e Inclusiva recebida. No contexto de uma pesquisa qualitativa foi realizada uma análise documental, entrevista com o coordenador do curso e a aplicação de um questionário com cinco concluintes. Com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), os achados indicam que, embora o tema esteja contemplado na formação inicial, sua abordagem é superficial, evidenciando a necessidade de ampliação da carga horária e do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas durante a graduação. Os licenciandos relataram dificuldades na prática em sala de aula com estudantes atípicos no âmbito nos estágios, evidenciando a necessidade de reformulação curricular, exigindo maior integração entre teoria e prática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62961
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Caroline Elizabete Cavalcanti Silva Sousa.pdf422,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons