Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62961

Share on

Title: A Educação Inclusiva na formação inicial dos professores de matemática: a percepção de licenciandos acerca da formação recebida
Authors: SOUSA, Caroline Elizabete Cavalcanti Silva
Keywords: Educação Inclusiva; Formação Docente; Ensino de Matemática
Issue Date: 28-Mar-2025
Citation: SOUSA, Caroline Elizabete Cavalcanti Silva. A Educação Inclusiva na formação inicial dos professores de matemática: a percepção de licenciandos acerca da formação recebida. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho investiga a percepção dos licenciandos em matemática de uma universidade pública pernambucana acerca da formação em Educação Especial e Inclusiva recebida. No contexto de uma pesquisa qualitativa foi realizada uma análise documental, entrevista com o coordenador do curso e a aplicação de um questionário com cinco concluintes. Com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), os achados indicam que, embora o tema esteja contemplado na formação inicial, sua abordagem é superficial, evidenciando a necessidade de ampliação da carga horária e do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas durante a graduação. Os licenciandos relataram dificuldades na prática em sala de aula com estudantes atípicos no âmbito nos estágios, evidenciando a necessidade de reformulação curricular, exigindo maior integração entre teoria e prática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62961
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Caroline Elizabete Cavalcanti Silva Sousa.pdf422,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons