Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62961
Compartilhe esta página
Título: | A Educação Inclusiva na formação inicial dos professores de matemática: a percepção de licenciandos acerca da formação recebida |
Autor(es): | SOUSA, Caroline Elizabete Cavalcanti Silva |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva; Formação Docente; Ensino de Matemática |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Citação: | SOUSA, Caroline Elizabete Cavalcanti Silva. A Educação Inclusiva na formação inicial dos professores de matemática: a percepção de licenciandos acerca da formação recebida. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho investiga a percepção dos licenciandos em matemática de uma universidade pública pernambucana acerca da formação em Educação Especial e Inclusiva recebida. No contexto de uma pesquisa qualitativa foi realizada uma análise documental, entrevista com o coordenador do curso e a aplicação de um questionário com cinco concluintes. Com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), os achados indicam que, embora o tema esteja contemplado na formação inicial, sua abordagem é superficial, evidenciando a necessidade de ampliação da carga horária e do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas durante a graduação. Os licenciandos relataram dificuldades na prática em sala de aula com estudantes atípicos no âmbito nos estágios, evidenciando a necessidade de reformulação curricular, exigindo maior integração entre teoria e prática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62961 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Caroline Elizabete Cavalcanti Silva Sousa.pdf | 422,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons