Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62961
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Maria da Conceição Silva | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Caroline Elizabete Cavalcanti Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T18:42:18Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T18:42:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-09 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Caroline Elizabete Cavalcanti Silva. A Educação Inclusiva na formação inicial dos professores de matemática: a percepção de licenciandos acerca da formação recebida. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62961 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a percepção dos licenciandos em matemática de uma universidade pública pernambucana acerca da formação em Educação Especial e Inclusiva recebida. No contexto de uma pesquisa qualitativa foi realizada uma análise documental, entrevista com o coordenador do curso e a aplicação de um questionário com cinco concluintes. Com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), os achados indicam que, embora o tema esteja contemplado na formação inicial, sua abordagem é superficial, evidenciando a necessidade de ampliação da carga horária e do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas durante a graduação. Os licenciandos relataram dificuldades na prática em sala de aula com estudantes atípicos no âmbito nos estágios, evidenciando a necessidade de reformulação curricular, exigindo maior integração entre teoria e prática. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | A Educação Inclusiva na formação inicial dos professores de matemática: a percepção de licenciandos acerca da formação recebida | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1211086958973406 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | DPGE - DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO - CE | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Caroline Elizabete Cavalcanti Silva Sousa.pdf | 422,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons