Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62961

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Maria da Conceição Silva-
dc.contributor.authorSOUSA, Caroline Elizabete Cavalcanti Silva-
dc.date.accessioned2025-05-09T18:42:18Z-
dc.date.available2025-05-09T18:42:18Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationSOUSA, Caroline Elizabete Cavalcanti Silva. A Educação Inclusiva na formação inicial dos professores de matemática: a percepção de licenciandos acerca da formação recebida. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62961-
dc.description.abstractEste trabalho investiga a percepção dos licenciandos em matemática de uma universidade pública pernambucana acerca da formação em Educação Especial e Inclusiva recebida. No contexto de uma pesquisa qualitativa foi realizada uma análise documental, entrevista com o coordenador do curso e a aplicação de um questionário com cinco concluintes. Com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), os achados indicam que, embora o tema esteja contemplado na formação inicial, sua abordagem é superficial, evidenciando a necessidade de ampliação da carga horária e do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas durante a graduação. Os licenciandos relataram dificuldades na prática em sala de aula com estudantes atípicos no âmbito nos estágios, evidenciando a necessidade de reformulação curricular, exigindo maior integração entre teoria e prática.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleA Educação Inclusiva na formação inicial dos professores de matemática: a percepção de licenciandos acerca da formação recebidapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1211086958973406pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDPGE - DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO - CEpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Caroline Elizabete Cavalcanti Silva Sousa.pdf422,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons