Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55386

Share on

Title: Direitos Humanos: uma análise da abordagem nos livros do Ensino Médio distribuídos no PNLD 2021
Authors: NASCIMENTO FILHO, José Reginaldo Rodrigues do
Keywords: Direitos Humanos; Livro didático; PNLD 2021
Issue Date: 26-Sep-2023
Citation: NASCIMENTO FILHO, José Reginaldo Rodrigues do. Direitos Humanos: uma análise da abordagem nos livros do Ensino Médio distribuídos no PNLD 2021. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os direitos humanos e seu ensino são fundamentais na formação do aluno enquanto indivíduo e cidadão, para isso, o uso de livros didáticos auxiliam nesse processo de construção social do ser. Nesse sentido, é de extrema importância que os professores do Ensino Médio das escolas públicas, onde são fornecidos os livros didáticos pelo PNLD, façam a escolha de um livro que selecione, recorte e contextualize com maestria os direitos humanos na obra. Ademais, foram analisados alguns livros didáticos do PNLD 2021, voltados para a área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar a abordagem dos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD 2021, identificando possíveis lacunas e potencialidades para a promoção dos valores e práticas relacionados aos direitos humanos. Ademais, como objetivos específicos, pode-se citar: realizar uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico e político do PNLD e da reforma do ensino médio; analisar a presença e a relevância dos conteúdos relacionados aos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD 2021; verificar se as abordagens presentes nos livros de ciências humanas do PNLD estão em consonância com os princípios e diretrizes dos tratados internacionais e da legislação brasileira que tratam dos direitos humanos; identificar boas práticas e exemplos positivos de abordagem dos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD 2021; e, dentro do possível, propor recomendações para aprimorar a abordagem dos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD, visando à promoção de uma educação mais crítica, participativa e comprometida com a defesa dos direitos humanos. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e qualitativa. Dos resultados obtidos, percebe-se a necessidade de aprimoramento e de capacitação dos professores, possibilitando um maior aproveitamento dos materiais didáticos fornecidos pelo Governo Federal, bem como o aperfeiçoamento dos livros didáticos quanto à questão dos direitos humanos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55386
Appears in Collections:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC José Reginaldo Rodrigues do Nascimento Filho.pdf11,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons