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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55386
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | NEVES, Ciani Sueli das | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO FILHO, José Reginaldo Rodrigues do | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T21:35:37Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T21:35:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-05 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO FILHO, José Reginaldo Rodrigues do. Direitos Humanos: uma análise da abordagem nos livros do Ensino Médio distribuídos no PNLD 2021. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55386 | - |
dc.description.abstract | Os direitos humanos e seu ensino são fundamentais na formação do aluno enquanto indivíduo e cidadão, para isso, o uso de livros didáticos auxiliam nesse processo de construção social do ser. Nesse sentido, é de extrema importância que os professores do Ensino Médio das escolas públicas, onde são fornecidos os livros didáticos pelo PNLD, façam a escolha de um livro que selecione, recorte e contextualize com maestria os direitos humanos na obra. Ademais, foram analisados alguns livros didáticos do PNLD 2021, voltados para a área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar a abordagem dos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD 2021, identificando possíveis lacunas e potencialidades para a promoção dos valores e práticas relacionados aos direitos humanos. Ademais, como objetivos específicos, pode-se citar: realizar uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico e político do PNLD e da reforma do ensino médio; analisar a presença e a relevância dos conteúdos relacionados aos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD 2021; verificar se as abordagens presentes nos livros de ciências humanas do PNLD estão em consonância com os princípios e diretrizes dos tratados internacionais e da legislação brasileira que tratam dos direitos humanos; identificar boas práticas e exemplos positivos de abordagem dos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD 2021; e, dentro do possível, propor recomendações para aprimorar a abordagem dos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD, visando à promoção de uma educação mais crítica, participativa e comprometida com a defesa dos direitos humanos. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e qualitativa. Dos resultados obtidos, percebe-se a necessidade de aprimoramento e de capacitação dos professores, possibilitando um maior aproveitamento dos materiais didáticos fornecidos pelo Governo Federal, bem como o aperfeiçoamento dos livros didáticos quanto à questão dos direitos humanos. | pt_BR |
dc.format.extent | 192p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | PNLD 2021 | pt_BR |
dc.title | Direitos Humanos: uma análise da abordagem nos livros do Ensino Médio distribuídos no PNLD 2021 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9954162007551741 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Human rights and their education are fundamental in shaping the student as an individual and citizen. In this regard, the use of textbooks aids in the social construction process. It is of utmost importance that high school teachers in public schools, where textbooks are provided through PNLD, select a book that skillfully selects, delimits, and contextualizes human rights within the work. Furthermore, several textbooks from the 2021 PNLD focused on the Human and Social Sciences field were analyzed. The overarching goal of this work was to analyze how human rights are approached in the 2021 PNLD human sciences textbooks, identifying potential gaps and strengths for promoting values and practices related to human rights. Furthermore, specific objectives include conducting a bibliographic review of the historical and political context of PNLD and high school education reform; assessing the presence and significance of content related to human rights in the 2021 PNLD human sciences textbooks; verifying whether the approaches found in the PNLD human sciences textbooks align with the principles and guidelines of international treaties and Brazilian legislation pertaining to human rights; identifying best practices and positive examples of human rights approaches in the 2021 PNLD human sciences textbooks; and, where feasible, making recommendations to enhance the human rights approach in the PNLD human sciences textbooks, with the aim of fostering a more critical, participatory education committed to human rights advocacy. The methodology used was descriptive research and qualitative. From the obtained results, it's evident that there is a need for teacher improvement and training, enabling better utilization of the educational materials provided by the Federal Government, as well as refining the textbooks' treatment of human rights issues. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direito | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCJ-DDPE) - Departamento de Direito Público Especializado | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC José Reginaldo Rodrigues do Nascimento Filho.pdf | 11,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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