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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55386
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Título: | Direitos Humanos: uma análise da abordagem nos livros do Ensino Médio distribuídos no PNLD 2021 |
Autor(es): | NASCIMENTO FILHO, José Reginaldo Rodrigues do |
Palavras-chave: | Direitos Humanos; Livro didático; PNLD 2021 |
Data do documento: | 26-Set-2023 |
Citação: | NASCIMENTO FILHO, José Reginaldo Rodrigues do. Direitos Humanos: uma análise da abordagem nos livros do Ensino Médio distribuídos no PNLD 2021. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Os direitos humanos e seu ensino são fundamentais na formação do aluno enquanto indivíduo e cidadão, para isso, o uso de livros didáticos auxiliam nesse processo de construção social do ser. Nesse sentido, é de extrema importância que os professores do Ensino Médio das escolas públicas, onde são fornecidos os livros didáticos pelo PNLD, façam a escolha de um livro que selecione, recorte e contextualize com maestria os direitos humanos na obra. Ademais, foram analisados alguns livros didáticos do PNLD 2021, voltados para a área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar a abordagem dos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD 2021, identificando possíveis lacunas e potencialidades para a promoção dos valores e práticas relacionados aos direitos humanos. Ademais, como objetivos específicos, pode-se citar: realizar uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico e político do PNLD e da reforma do ensino médio; analisar a presença e a relevância dos conteúdos relacionados aos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD 2021; verificar se as abordagens presentes nos livros de ciências humanas do PNLD estão em consonância com os princípios e diretrizes dos tratados internacionais e da legislação brasileira que tratam dos direitos humanos; identificar boas práticas e exemplos positivos de abordagem dos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD 2021; e, dentro do possível, propor recomendações para aprimorar a abordagem dos direitos humanos nos livros de ciências humanas do PNLD, visando à promoção de uma educação mais crítica, participativa e comprometida com a defesa dos direitos humanos. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e qualitativa. Dos resultados obtidos, percebe-se a necessidade de aprimoramento e de capacitação dos professores, possibilitando um maior aproveitamento dos materiais didáticos fornecidos pelo Governo Federal, bem como o aperfeiçoamento dos livros didáticos quanto à questão dos direitos humanos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55386 |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
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