Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53450

Compartilhe esta página

Título: O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista em uma escola de Caruaru/PE.
Autor(es): SOUZA, Mickael Stefferson de Lima
Palavras-chave: Educação; Inclusão; Educação inclusiva; Aprendizagem de matemática
Data do documento: 5-Out-2023
Citação: SOUZA, Mickael Stefferson de Lima. O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista em uma escola de Caruaru/PE. 2023. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática-Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023
Abstract: O trabalho tem como finalidade analisar o desenvolvimento de habilidades matemáticas por estudantes do 5º ano, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de sequências de ensino. Para isso, adotamos um estudo de caso com dois jovens estudantes de uma escola no município de Caruaru/PE. A pesquisa foi realizada do período de Junho a julho de 2022 e se deu por meio das seguintes etapas: observar a rotina dos estudantes com TEA nas aulas de Matemática; verificar os conteúdos estudados na disciplina de Matemática nas turmas dos estudantes participantes da pesquisa; desenvolver sequências de ensino para aplicar com os estudantes com TEA (a partir dos dados coletados nas etapas anteriores) e analisar as respostas dos alunos nas atividades de acordo com cada habilidade. A pesquisa nos possibilitou entender as especificidades dos dois estudantes com TEA e, a partir disso, pensar em maneiras de abordar os conteúdos matemáticos, formas claras e concisa de apresentá-los, recursos que favorecem a compreensão e a resolução das situações propostas, entre outras coisas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53450
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mickael Stefferson de Lima Souza.pdf3,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons