Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53450

Comparte esta pagina

Título : O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista em uma escola de Caruaru/PE.
Autor : SOUZA, Mickael Stefferson de Lima
Palabras clave : Educação; Inclusão; Educação inclusiva; Aprendizagem de matemática
Fecha de publicación : 5-oct-2023
Citación : SOUZA, Mickael Stefferson de Lima. O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista em uma escola de Caruaru/PE. 2023. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática-Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023
Resumen : O trabalho tem como finalidade analisar o desenvolvimento de habilidades matemáticas por estudantes do 5º ano, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de sequências de ensino. Para isso, adotamos um estudo de caso com dois jovens estudantes de uma escola no município de Caruaru/PE. A pesquisa foi realizada do período de Junho a julho de 2022 e se deu por meio das seguintes etapas: observar a rotina dos estudantes com TEA nas aulas de Matemática; verificar os conteúdos estudados na disciplina de Matemática nas turmas dos estudantes participantes da pesquisa; desenvolver sequências de ensino para aplicar com os estudantes com TEA (a partir dos dados coletados nas etapas anteriores) e analisar as respostas dos alunos nas atividades de acordo com cada habilidade. A pesquisa nos possibilitou entender as especificidades dos dois estudantes com TEA e, a partir disso, pensar em maneiras de abordar os conteúdos matemáticos, formas claras e concisa de apresentá-los, recursos que favorecem a compreensão e a resolução das situações propostas, entre outras coisas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53450
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Mickael Stefferson de Lima Souza.pdf3,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons