Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53450
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Mickael Stefferson de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T14:10:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T14:10:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mickael Stefferson de Lima. O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista em uma escola de Caruaru/PE. 2023. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática-Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53450 | - |
dc.description.abstract | O trabalho tem como finalidade analisar o desenvolvimento de habilidades matemáticas por estudantes do 5º ano, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de sequências de ensino. Para isso, adotamos um estudo de caso com dois jovens estudantes de uma escola no município de Caruaru/PE. A pesquisa foi realizada do período de Junho a julho de 2022 e se deu por meio das seguintes etapas: observar a rotina dos estudantes com TEA nas aulas de Matemática; verificar os conteúdos estudados na disciplina de Matemática nas turmas dos estudantes participantes da pesquisa; desenvolver sequências de ensino para aplicar com os estudantes com TEA (a partir dos dados coletados nas etapas anteriores) e analisar as respostas dos alunos nas atividades de acordo com cada habilidade. A pesquisa nos possibilitou entender as especificidades dos dois estudantes com TEA e, a partir disso, pensar em maneiras de abordar os conteúdos matemáticos, formas claras e concisa de apresentá-los, recursos que favorecem a compreensão e a resolução das situações propostas, entre outras coisas. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de matemática | pt_BR |
dc.title | O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista em uma escola de Caruaru/PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9892541188707368 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this work is analyzing the development of mathematical skills by 5th year students with Autism Spectrum Disorder (ASD), based on teaching sequences. To achieve that, it was adopted a case study with two young students from the city of Caruaru/PE. The research was carried out from June to July 2022 and took place through the following steps: observing the routine of students with ASD in Mathematics classes; verifying the contents of the Mathematics discipline in the classes of students in the research; developing teaching sequences to apply in students with ASD (based on the data collected in the previous steps) and analyzing the students’ responses in activities according to each skill. The research allowed us to understand the specificities of the two students with ASD and, based on this, think of ways to approach mathematical content in clear and concise ways. Using resources that contribute to grasping and resolving proposed situations, among others things. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mickael Stefferson de Lima Souza.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons