Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53450
Share on
Title: | O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista em uma escola de Caruaru/PE. |
Authors: | SOUZA, Mickael Stefferson de Lima |
Keywords: | Educação; Inclusão; Educação inclusiva; Aprendizagem de matemática |
Issue Date: | 5-Oct-2023 |
Citation: | SOUZA, Mickael Stefferson de Lima. O ensino de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista em uma escola de Caruaru/PE. 2023. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática-Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023 |
Abstract: | O trabalho tem como finalidade analisar o desenvolvimento de habilidades matemáticas por estudantes do 5º ano, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de sequências de ensino. Para isso, adotamos um estudo de caso com dois jovens estudantes de uma escola no município de Caruaru/PE. A pesquisa foi realizada do período de Junho a julho de 2022 e se deu por meio das seguintes etapas: observar a rotina dos estudantes com TEA nas aulas de Matemática; verificar os conteúdos estudados na disciplina de Matemática nas turmas dos estudantes participantes da pesquisa; desenvolver sequências de ensino para aplicar com os estudantes com TEA (a partir dos dados coletados nas etapas anteriores) e analisar as respostas dos alunos nas atividades de acordo com cada habilidade. A pesquisa nos possibilitou entender as especificidades dos dois estudantes com TEA e, a partir disso, pensar em maneiras de abordar os conteúdos matemáticos, formas claras e concisa de apresentá-los, recursos que favorecem a compreensão e a resolução das situações propostas, entre outras coisas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53450 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Mickael Stefferson de Lima Souza.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License