Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49207
Share on
Title: | Interdisciplinaridade do ensino Filosofia : a experiência do Colégio Marista São Luís – Recife/PE |
Authors: | LIRA, Elvis Caio de Macedo |
Keywords: | Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Interdisciplinaridade; Colégio Marista São Luís (Recife); Japiassú, Hilton, 1934-; Fazenda, Ivani |
Issue Date: | 27-Jul-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | LIRA, Elvis Caio de Macedo. Interdisciplinaridade do ensino Filosofia : a experiência do Colégio Marista São Luís – Recife/PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | O desafio de tornar a disciplina de filosofia um lugar de aprendizado para a vida, significativo faz com que pensemos e repensemos nossa prática de docente. Neste trabalho nos propomos a refletir sobre uma proposta para que isso aconteça: usar da interdisciplinaridade, tema abordado na primeira parte desse trabalho, tomando como referencial teórico Hilton Japiassú e Ivani Fazenda. Na segunda parte desta dissertação, se abordará o ensino de filosofia e como fazê-lo de maneira interdisciplinar pode ajudar o estudante a ter maior interesse na vontade de fazer e aprender filosofia. Por fim, na parte final do trabalho, apresentar a proposta de educação Marista do Brasil, fundamentada em documentos oficiais da instituição, em consonância com a experiencia vivida na unidade de Recife – Colégio Marista São Luís –, relatando a experiência de práticas interdisciplinares pessoais e institucionais para se fazer o ensino de filosofia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49207 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Elvis Caio Macedo Lira.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License