Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49207
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MATOS, Junot Cornélio | - |
dc.contributor.author | LIRA, Elvis Caio de Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T13:20:34Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T13:20:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-27 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Elvis Caio de Macedo. Interdisciplinaridade do ensino Filosofia : a experiência do Colégio Marista São Luís – Recife/PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49207 | - |
dc.description.abstract | O desafio de tornar a disciplina de filosofia um lugar de aprendizado para a vida, significativo faz com que pensemos e repensemos nossa prática de docente. Neste trabalho nos propomos a refletir sobre uma proposta para que isso aconteça: usar da interdisciplinaridade, tema abordado na primeira parte desse trabalho, tomando como referencial teórico Hilton Japiassú e Ivani Fazenda. Na segunda parte desta dissertação, se abordará o ensino de filosofia e como fazê-lo de maneira interdisciplinar pode ajudar o estudante a ter maior interesse na vontade de fazer e aprender filosofia. Por fim, na parte final do trabalho, apresentar a proposta de educação Marista do Brasil, fundamentada em documentos oficiais da instituição, em consonância com a experiencia vivida na unidade de Recife – Colégio Marista São Luís –, relatando a experiência de práticas interdisciplinares pessoais e institucionais para se fazer o ensino de filosofia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Colégio Marista São Luís (Recife) | pt_BR |
dc.subject | Japiassú, Hilton, 1934- | pt_BR |
dc.subject | Fazenda, Ivani | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade do ensino Filosofia : a experiência do Colégio Marista São Luís – Recife/PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8220685756225181 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://attes.cnpq.br/4627841295680114 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The challenge of turning Philosophy subject into a place of meaningful life learning takes us to think and rethink our teaching practices. In this project we propose to reflect about one proposal to make this happen: the use of interdisciplinarity, which is approached on the first part of this project, taking as theoretical reference Hilton Japiassú and Ivani Fazenda. On the second part, we approach Philosophy teaching and how making it interdisciplinary could help students to increase their interest on doing and learning Philosophy. At last, the Brazilian Marista proposal is presented, founded on the institution official documents, based on the experience of Recife unity - Colégio Marista São Luís - reporting the experience of interdisciplinary practices both personal and institutional to teach Philosophy. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Elvis Caio Macedo Lira.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons