Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49207

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMATOS, Junot Cornélio-
dc.contributor.authorLIRA, Elvis Caio de Macedo-
dc.date.accessioned2023-02-28T13:20:34Z-
dc.date.available2023-02-28T13:20:34Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationLIRA, Elvis Caio de Macedo. Interdisciplinaridade do ensino Filosofia : a experiência do Colégio Marista São Luís – Recife/PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49207-
dc.description.abstractO desafio de tornar a disciplina de filosofia um lugar de aprendizado para a vida, significativo faz com que pensemos e repensemos nossa prática de docente. Neste trabalho nos propomos a refletir sobre uma proposta para que isso aconteça: usar da interdisciplinaridade, tema abordado na primeira parte desse trabalho, tomando como referencial teórico Hilton Japiassú e Ivani Fazenda. Na segunda parte desta dissertação, se abordará o ensino de filosofia e como fazê-lo de maneira interdisciplinar pode ajudar o estudante a ter maior interesse na vontade de fazer e aprender filosofia. Por fim, na parte final do trabalho, apresentar a proposta de educação Marista do Brasil, fundamentada em documentos oficiais da instituição, em consonância com a experiencia vivida na unidade de Recife – Colégio Marista São Luís –, relatando a experiência de práticas interdisciplinares pessoais e institucionais para se fazer o ensino de filosofia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectColégio Marista São Luís (Recife)pt_BR
dc.subjectJapiassú, Hilton, 1934-pt_BR
dc.subjectFazenda, Ivanipt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade do ensino Filosofia : a experiência do Colégio Marista São Luís – Recife/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8220685756225181pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://attes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThe challenge of turning Philosophy subject into a place of meaningful life learning takes us to think and rethink our teaching practices. In this project we propose to reflect about one proposal to make this happen: the use of interdisciplinarity, which is approached on the first part of this project, taking as theoretical reference Hilton Japiassú and Ivani Fazenda. On the second part, we approach Philosophy teaching and how making it interdisciplinary could help students to increase their interest on doing and learning Philosophy. At last, the Brazilian Marista proposal is presented, founded on the institution official documents, based on the experience of Recife unity - Colégio Marista São Luís - reporting the experience of interdisciplinary practices both personal and institutional to teach Philosophy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elvis Caio Macedo Lira.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons