Skip navigation

(TCC) - Letras - Libras 20
Página principal da coleção Visualizar estatísticas

Prezado leitor,
Alguns artigos presentes nesta coleção foram escritos por estudantes surdos do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal de Pernambuco. Para as pessoas surdas pertencentes à comunidade surda brasileira, a Língua Brasileira de Sinais – Libras é considerada sua língua natural, enquanto a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, é considerada a sua segunda língua. De acordo com diversas pesquisas 1 , a produção escrita das pessoas surdas apresenta como característica marcante o fenômeno da interlíngua 2 , por se tratar de uma escrita de aprendiz de segunda língua. Nesse fenômeno, o aprendiz tende a se utilizar, ao mesmo tempo, dos sistemas linguísticos das duas línguas com as quais lida no processo de aprendizagem. No caso das pessoas surdas, essas línguas são a Libras e o Português. Desse modo, a produção escrita dessas pessoas tende a apresentar ora características do Português ora características da Libras, formando o que Nascimento (2014) conceitua de “hibridismo estrutural”. O hibridismo estrutural presente na superfície textual da produção de pessoas surdas pode causar estranhamento ao leitor leigo. Entretanto, em conformidade com as pesquisas já citadas, os textos escritos em Língua Portuguesa por pessoas surdas apresentam, a nível do conteúdo, as adequações pertinentes aos aspectos semântico- discursivos relativos aos gêneros textuais propostos. Em consonância com o que foi apresentado, os artigos produzidos por alunos surdos do curso de Letras Libras da UFPE apresentam uma textualidade permeada pela interlíngua Português-Libras. Entretanto, essa característica não compromete a qualidade acadêmico-científica desses trabalhos, produzidos dentro dos rigores da pesquisa e produção acadêmicas. Esperamos que as produções científicas dos nossos alunos sejam fonte de inspiração para mais pesquisas na área da educação de surdos, bem como que desperte a curiosidade sobre os diversos temas abordados nos diversos artigos presentes neste repositório.
Boa leitura,
A Coordenação do Curso Letas Libras – Licenciatura
1 Nascimento (2014); Silva (2018); Dias Júnior (2010); Brochado (2010); Fernandes (2006) 2 Selinker (1972)

Navegar
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 1 para 20 de 20
Data do documentoTítuloAutor(es)
11-Ago-2025BILINGUÍSMO: A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO LETRAMENTO DE CRIANÇA SURDA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃOMIRANDA, Valderita da Silva Miranda
25-Out-2024O TILS educacional diante de uma criança surda e autista numa escola municipal da cidade de Moreno - PESilva, Tuana Maria da
23-Out-2024CARACTERIZAÇÃO FONOLÓGICA DE EXPRESSÃO-SINAL INTERJETIVOS E NÃO-INTERJETIVOSSILVA, Allisson Felipe de Santana; VILELA, Chandra Guerra
16-Out-2024A História da Educação dos Surdos: uma Revisão Teórica das Diferentes Abordagens de Ensino para SurdosNASCIMENTO, Amanda Raissa Bezerra do
22-Out-2024TRADUÇÃO DE POEMA EM LIBRAS PARA PORTUGUÊS BRASILEIRO ESCRITO POR PESSOAS SURDAS: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS COESIVOS DE REPETIÇÃO PROPRIAMENTE DITAAMARAL, Milena Batista Gomes do
21-Out-2024ABORDAGENS DA LINGUÍSTICA APLICADA NA LEITURA POR SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICASILVA, Shirley da
3-Out-2023LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS: uma revisão videográfica no contexto acadêmico brasileiro dos estudos em LibraSilva, Ruth Mayra de Arruda
27-Out-2022Intérprete educacional como mediador intermitente na educação de surdosFERREIRA, Lídia Marques
4-Out-2023Ensino de Biologia para surdos: um estudo lexicográficoSILVA, Renata Evellyn da
26-Set-2023Constituintes não-ancorados do sintagma nominal: uma análise morfossintáticaALELUIA, Wesley Araujo
5-Out-2023A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO EM LIBRAS PARA O CURSO DE MEDICINA: UMA REVISÃO DE LITERATURACARLOS, ANA; OLIVEIRA, TAFNES
26-Set-2023O uso do referente no espaço gramaticalSILVA, Rebeca Moisés Costa da
20-Out-2023Visões teóricas em torno da Educação Inclusiva em relação à alfabetização de alunos surdos no ensino regularNASCIMENTO, Renata Barbosa do
28-Out-2022O ensino da Libras na educação escolar: o lúdico como facilitador na aprendizagemESPÍNDOLA, Ewerton Lucas da Silva; PEREIRA, Ericka de Santana
28-Out-2022As contribuições da Libras como primeira língua no processo de aquisição do Português como segunda língua por estudantes surdosSOUZA, Dulcinéa Meirielly Leite da Silva; SILVA, Roberta Carla Cosmo da
28-Out-2022Uma proposta didática na Educação Bilíngue para surdos do Recife em ensino remotoFERNANDES, Jennifer Soares Wanderley
27-Out-2022A pedagogia visual no ensino inclusivo para SurdosSILVA, Mayara Pamela Miranda da
19-Out-2022O ato de ensinar LIBRAS remotamente: recursos metodológicos para turmas de surdos e para turmas de ouvintesFERREIRA, Beatriz de Oliveira; FREITAS, Leonardo Magnum dos Santos
27-Out-2022A importância do curso de libras como l2 para a formação de profissionais de saúde bilíngues português/libras : Foco No Atendimento à Pessoa SurdaAMORIM, Albertina Flávia de
4-Nov-2022Os Currículos dos Cursos de Libras e de Intérpretes de Libras em Duas Escolas Estaduais na Cidade do Recife-PE : uma análise críticaCORDEIRO, Nilson da Rocha
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 1 para 20 de 20


Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido