Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53455

Compartilhe esta página

Título: O ensino da Libras na educação escolar: o lúdico como facilitador na aprendizagem
Autor(es): ESPÍNDOLA, Ewerton Lucas da Silva
PEREIRA, Ericka de Santana
Palavras-chave: Educação escolar; Ensino-aprendizagem; Libras; Ludicidade
Data do documento: 28-Out-2022
Citação: PEREIRA, Ericka de Santana; ESPÍNDOLA, Ewerton Lucas da Silva. O Ensino da Libras na Educação Escolar: O Lúdico como Facilitador na Aprendizagem. 2023. Trabalho de conclusão de curso Letras Libras - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente trabalho visa demonstrar a importância da Libras na educação infantil e o processo que esta tem para adentrar no âmbito escolar, levando em conta a proposta do lúdico como um meio facilitador na aprendizagem. Será analisado o processo de ensino-aprendizagem por meio de brincadeiras e jogos que serão capazes de contribuir para o estudo da Libras pelas crianças surdas e ouvintes. Será apresentado o seguinte questionamento: como o lúdico pode facilitar o ensino-aprendizagem de crianças surdas na educação escolar? Estabeleceu-se como hipótese, que ao trabalhar com crianças surdas utilizando a ludicidade, percebe-se que esta torna-se um instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem. Uma vez que, por meio das brincadeiras, é possível observar a diversidade de pensamentos, valores e culturas, estimulando assim a criança ter vontade de aprender, cooperar e principalmente, ser autoconfiante em tudo o que ela for fazer. Em resumo, os capítulos seguem a seguinte divisão: primeiramente, a introdução, contextualização e metodologia utilizada no trabalho, depois fez-se a fundamentação teórica, apresentando a evolução do ensino da Libras na educação escolar, demonstrando a importância desta língua de sinais, sendo de grande valia no decorrer das civilizações e culturas, por conseguinte, ainda na fundamentação teórica, apresentou-se o lúdico como facilitador na aprendizagem, podendo ele ser uma ponte para extinguir o preconceito e trazer a comunicação, além de contribuir para o estudo de crianças da Libras pelas crianças surdas, em suma, as considerações finais e referências bibliográficas. Vale salientar que esse trabalho é de cunho bibliográfico, portanto, usou-se de fontes teóricas, como livros, artigos, sites entre outros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53455
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ericka de Santana Pereira Ewerton Lucas da Silva Espíndola.pdf289,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons