Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53455
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Claudia Barbosa de Lima | - |
dc.contributor.author | ESPÍNDOLA, Ewerton Lucas da Silva | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Ericka de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T16:10:26Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T16:10:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-28 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ericka de Santana; ESPÍNDOLA, Ewerton Lucas da Silva. O Ensino da Libras na Educação Escolar: O Lúdico como Facilitador na Aprendizagem. 2023. Trabalho de conclusão de curso Letras Libras - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53455 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa demonstrar a importância da Libras na educação infantil e o processo que esta tem para adentrar no âmbito escolar, levando em conta a proposta do lúdico como um meio facilitador na aprendizagem. Será analisado o processo de ensino-aprendizagem por meio de brincadeiras e jogos que serão capazes de contribuir para o estudo da Libras pelas crianças surdas e ouvintes. Será apresentado o seguinte questionamento: como o lúdico pode facilitar o ensino-aprendizagem de crianças surdas na educação escolar? Estabeleceu-se como hipótese, que ao trabalhar com crianças surdas utilizando a ludicidade, percebe-se que esta torna-se um instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem. Uma vez que, por meio das brincadeiras, é possível observar a diversidade de pensamentos, valores e culturas, estimulando assim a criança ter vontade de aprender, cooperar e principalmente, ser autoconfiante em tudo o que ela for fazer. Em resumo, os capítulos seguem a seguinte divisão: primeiramente, a introdução, contextualização e metodologia utilizada no trabalho, depois fez-se a fundamentação teórica, apresentando a evolução do ensino da Libras na educação escolar, demonstrando a importância desta língua de sinais, sendo de grande valia no decorrer das civilizações e culturas, por conseguinte, ainda na fundamentação teórica, apresentou-se o lúdico como facilitador na aprendizagem, podendo ele ser uma ponte para extinguir o preconceito e trazer a comunicação, além de contribuir para o estudo de crianças da Libras pelas crianças surdas, em suma, as considerações finais e referências bibliográficas. Vale salientar que esse trabalho é de cunho bibliográfico, portanto, usou-se de fontes teóricas, como livros, artigos, sites entre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | O ensino da Libras na educação escolar: o lúdico como facilitador na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5327432846770332 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to demonstrate the importance of Libras in early childhood education and the process it takes to enter the school environment, taking into account the proposal of play as a means of facilitating learning. The teaching-learning process will be analyzed through games that will be able to contribute to the study of Libras by deaf and hearing children. The following question will be presented: how can play facilitate the teaching-learning of deaf children in school education? It was established as a hypothesis that when working with deaf children using playfulness, it is clear that it becomes a facilitating instrument in the teaching-learning process. Since, through play, it is possible to observe the diversity of thoughts, values and cultures, thus encouraging the child to have a desire to learn, cooperate and, above all, be self-confident in everything they do. In summary, the chapters follow the following division: firstly, the introduction, contextualization and methodology used in the work, then the theoretical foundation was made, presenting the evolution of Libras teaching in school education, demonstrating the importance of this sign language, being of great value in the course of civilizations and cultures, therefore, still in the theoretical foundation, play was presented as a facilitator in learning, and it could be a bridge to extinguish prejudice and bring communication, in addition to contributing to the study of children of Libras for deaf children, in short, the final considerations and bibliographical references. It is worth noting that this work is of a bibliographic nature, therefore, it used theoretical sources, such as books, articles, websites, among others. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libras | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Libras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ericka de Santana Pereira Ewerton Lucas da Silva Espíndola.pdf | 289,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons