Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53455
Comparte esta pagina
Título : | O ensino da Libras na educação escolar: o lúdico como facilitador na aprendizagem |
Autor : | ESPÍNDOLA, Ewerton Lucas da Silva PEREIRA, Ericka de Santana |
Palabras clave : | Educação escolar; Ensino-aprendizagem; Libras; Ludicidade |
Fecha de publicación : | 28-oct-2022 |
Citación : | PEREIRA, Ericka de Santana; ESPÍNDOLA, Ewerton Lucas da Silva. O Ensino da Libras na Educação Escolar: O Lúdico como Facilitador na Aprendizagem. 2023. Trabalho de conclusão de curso Letras Libras - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O presente trabalho visa demonstrar a importância da Libras na educação infantil e o processo que esta tem para adentrar no âmbito escolar, levando em conta a proposta do lúdico como um meio facilitador na aprendizagem. Será analisado o processo de ensino-aprendizagem por meio de brincadeiras e jogos que serão capazes de contribuir para o estudo da Libras pelas crianças surdas e ouvintes. Será apresentado o seguinte questionamento: como o lúdico pode facilitar o ensino-aprendizagem de crianças surdas na educação escolar? Estabeleceu-se como hipótese, que ao trabalhar com crianças surdas utilizando a ludicidade, percebe-se que esta torna-se um instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem. Uma vez que, por meio das brincadeiras, é possível observar a diversidade de pensamentos, valores e culturas, estimulando assim a criança ter vontade de aprender, cooperar e principalmente, ser autoconfiante em tudo o que ela for fazer. Em resumo, os capítulos seguem a seguinte divisão: primeiramente, a introdução, contextualização e metodologia utilizada no trabalho, depois fez-se a fundamentação teórica, apresentando a evolução do ensino da Libras na educação escolar, demonstrando a importância desta língua de sinais, sendo de grande valia no decorrer das civilizações e culturas, por conseguinte, ainda na fundamentação teórica, apresentou-se o lúdico como facilitador na aprendizagem, podendo ele ser uma ponte para extinguir o preconceito e trazer a comunicação, além de contribuir para o estudo de crianças da Libras pelas crianças surdas, em suma, as considerações finais e referências bibliográficas. Vale salientar que esse trabalho é de cunho bibliográfico, portanto, usou-se de fontes teóricas, como livros, artigos, sites entre outros. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53455 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Libras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ericka de Santana Pereira Ewerton Lucas da Silva Espíndola.pdf | 289,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons