Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701
Compartilhe esta página
Título: | Peers, bullying e rendimento escolar : explorando o papel das amizades |
Autor(es): | CUNHA, Rute Alves da |
Palavras-chave: | Rendimento escolar; Ambiente escolar; Amizade |
Data do documento: | 20-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CUNHA, Rute Alves da Peers, bullying e rendimento escolar: explorando o papel das amizades. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Evidências em estudos de diversos campos apontam para a prejudicialidade de se sofrer bullying sobre indicadores de sucesso na vida de um indivíduo. Com vistas a mensurar e entender o impacto deste, sendo um evento inerentemente social, este trabalho investiga como as amizades de alunos do Ensino Fundamental II no município do Recife influenciam sobre a probabilidade destes serem vítimas de tal fenômeno e qual seu efeito sobre o rendimento acadêmico destes estudantes. É aplicado o método de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, utilizando laços de amizades indiretas como instrumento, e são encontrados resultados significantes a 95% de confiança: aumentar em 10% as chances de ser vitimizado pelo bullying, em média, faz reduzir a nota de português em 2,33% e a de matemática em 2,75%. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rute Alves da Cunha.pdf | 573,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons