Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701

Compartilhe esta página

Título: Peers, bullying e rendimento escolar : explorando o papel das amizades
Autor(es): CUNHA, Rute Alves da
Palavras-chave: Rendimento escolar; Ambiente escolar; Amizade
Data do documento: 20-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CUNHA, Rute Alves da Peers, bullying e rendimento escolar: explorando o papel das amizades. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Evidências em estudos de diversos campos apontam para a prejudicialidade de se sofrer bullying sobre indicadores de sucesso na vida de um indivíduo. Com vistas a mensurar e entender o impacto deste, sendo um evento inerentemente social, este trabalho investiga como as amizades de alunos do Ensino Fundamental II no município do Recife influenciam sobre a probabilidade destes serem vítimas de tal fenômeno e qual seu efeito sobre o rendimento acadêmico destes estudantes. É aplicado o método de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, utilizando laços de amizades indiretas como instrumento, e são encontrados resultados significantes a 95% de confiança: aumentar em 10% as chances de ser vitimizado pelo bullying, em média, faz reduzir a nota de português em 2,33% e a de matemática em 2,75%.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rute Alves da Cunha.pdf573,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons