Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701

Share on

Title: Peers, bullying e rendimento escolar : explorando o papel das amizades
Authors: CUNHA, Rute Alves da
Keywords: Rendimento escolar; Ambiente escolar; Amizade
Issue Date: 20-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: CUNHA, Rute Alves da Peers, bullying e rendimento escolar: explorando o papel das amizades. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Evidências em estudos de diversos campos apontam para a prejudicialidade de se sofrer bullying sobre indicadores de sucesso na vida de um indivíduo. Com vistas a mensurar e entender o impacto deste, sendo um evento inerentemente social, este trabalho investiga como as amizades de alunos do Ensino Fundamental II no município do Recife influenciam sobre a probabilidade destes serem vítimas de tal fenômeno e qual seu efeito sobre o rendimento acadêmico destes estudantes. É aplicado o método de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, utilizando laços de amizades indiretas como instrumento, e são encontrados resultados significantes a 95% de confiança: aumentar em 10% as chances de ser vitimizado pelo bullying, em média, faz reduzir a nota de português em 2,33% e a de matemática em 2,75%.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Rute Alves da Cunha.pdf573,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons