Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Tatiane Almeida de | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Rute Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T16:54:50Z | - |
dc.date.available | 2022-06-10T16:54:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Rute Alves da Peers, bullying e rendimento escolar: explorando o papel das amizades. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701 | - |
dc.description.abstract | Evidências em estudos de diversos campos apontam para a prejudicialidade de se sofrer bullying sobre indicadores de sucesso na vida de um indivíduo. Com vistas a mensurar e entender o impacto deste, sendo um evento inerentemente social, este trabalho investiga como as amizades de alunos do Ensino Fundamental II no município do Recife influenciam sobre a probabilidade destes serem vítimas de tal fenômeno e qual seu efeito sobre o rendimento acadêmico destes estudantes. É aplicado o método de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, utilizando laços de amizades indiretas como instrumento, e são encontrados resultados significantes a 95% de confiança: aumentar em 10% as chances de ser vitimizado pelo bullying, em média, faz reduzir a nota de português em 2,33% e a de matemática em 2,75%. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Amizade | pt_BR |
dc.title | Peers, bullying e rendimento escolar : explorando o papel das amizades | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0910083068485260 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5982392759349128 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Evidence from studies from different fields point to the harmfulness of being bullied on indicators of success in an individual's life. In order to measure and understand the impact of bullying, being that an inherently social event, this research investigates how the friendships of Ensino Fundamental II students in the city of Recife influence the probability of these children being victims of this phenomenon, and what is its effect on these students’ academic performance. It is applied the least squares in two stages method (2SLS) on an IV-SLX model, using indirect friendship ties as an instrument, and significant results are found at a level of 95% of confidence: when there’s an increase of 10% in the chances of being bullied, on average, it impacts negatively the portuguese test grades by 2.33% and the mathematics one by 2.75%. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rute Alves da Cunha.pdf | 573,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons