Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Tatiane Almeida de-
dc.contributor.authorCUNHA, Rute Alves da-
dc.date.accessioned2022-06-10T16:54:50Z-
dc.date.available2022-06-10T16:54:50Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationCUNHA, Rute Alves da Peers, bullying e rendimento escolar: explorando o papel das amizades. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701-
dc.description.abstractEvidências em estudos de diversos campos apontam para a prejudicialidade de se sofrer bullying sobre indicadores de sucesso na vida de um indivíduo. Com vistas a mensurar e entender o impacto deste, sendo um evento inerentemente social, este trabalho investiga como as amizades de alunos do Ensino Fundamental II no município do Recife influenciam sobre a probabilidade destes serem vítimas de tal fenômeno e qual seu efeito sobre o rendimento acadêmico destes estudantes. É aplicado o método de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, utilizando laços de amizades indiretas como instrumento, e são encontrados resultados significantes a 95% de confiança: aumentar em 10% as chances de ser vitimizado pelo bullying, em média, faz reduzir a nota de português em 2,33% e a de matemática em 2,75%.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectAmizadept_BR
dc.titlePeers, bullying e rendimento escolar : explorando o papel das amizadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0910083068485260pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5982392759349128pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxEvidence from studies from different fields point to the harmfulness of being bullied on indicators of success in an individual's life. In order to measure and understand the impact of bullying, being that an inherently social event, this research investigates how the friendships of Ensino Fundamental II students in the city of Recife influence the probability of these children being victims of this phenomenon, and what is its effect on these students’ academic performance. It is applied the least squares in two stages method (2SLS) on an IV-SLX model, using indirect friendship ties as an instrument, and significant results are found at a level of 95% of confidence: when there’s an increase of 10% in the chances of being bullied, on average, it impacts negatively the portuguese test grades by 2.33% and the mathematics one by 2.75%.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rute Alves da Cunha.pdf573,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons