Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701

Comparte esta pagina

Título : Peers, bullying e rendimento escolar : explorando o papel das amizades
Autor : CUNHA, Rute Alves da
Palabras clave : Rendimento escolar; Ambiente escolar; Amizade
Fecha de publicación : 20-dic-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CUNHA, Rute Alves da Peers, bullying e rendimento escolar: explorando o papel das amizades. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Evidências em estudos de diversos campos apontam para a prejudicialidade de se sofrer bullying sobre indicadores de sucesso na vida de um indivíduo. Com vistas a mensurar e entender o impacto deste, sendo um evento inerentemente social, este trabalho investiga como as amizades de alunos do Ensino Fundamental II no município do Recife influenciam sobre a probabilidade destes serem vítimas de tal fenômeno e qual seu efeito sobre o rendimento acadêmico destes estudantes. É aplicado o método de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, utilizando laços de amizades indiretas como instrumento, e são encontrados resultados significantes a 95% de confiança: aumentar em 10% as chances de ser vitimizado pelo bullying, em média, faz reduzir a nota de português em 2,33% e a de matemática em 2,75%.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rute Alves da Cunha.pdf573,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons