Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701
Comparte esta pagina
Título : | Peers, bullying e rendimento escolar : explorando o papel das amizades |
Autor : | CUNHA, Rute Alves da |
Palabras clave : | Rendimento escolar; Ambiente escolar; Amizade |
Fecha de publicación : | 20-dic-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | CUNHA, Rute Alves da Peers, bullying e rendimento escolar: explorando o papel das amizades. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | Evidências em estudos de diversos campos apontam para a prejudicialidade de se sofrer bullying sobre indicadores de sucesso na vida de um indivíduo. Com vistas a mensurar e entender o impacto deste, sendo um evento inerentemente social, este trabalho investiga como as amizades de alunos do Ensino Fundamental II no município do Recife influenciam sobre a probabilidade destes serem vítimas de tal fenômeno e qual seu efeito sobre o rendimento acadêmico destes estudantes. É aplicado o método de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, utilizando laços de amizades indiretas como instrumento, e são encontrados resultados significantes a 95% de confiança: aumentar em 10% as chances de ser vitimizado pelo bullying, em média, faz reduzir a nota de português em 2,33% e a de matemática em 2,75%. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44701 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rute Alves da Cunha.pdf | 573,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons