Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42937
Comparte esta pagina
Título : | Saberes docentes indígenas: possibilidades de desafios para o ensino da matemática em um contexto intercultural. |
Autor : | SANTOS, Célio Bezerra Soares |
Palabras clave : | Educação Intercultural; Etnomatemática; Educação Escolar Indígena; Ensino de Matemática |
Fecha de publicación : | 13-dic-2021 |
Citación : | SANTOS, Célio Bezerra Soares. SABERES DOCENTES INDÍGENAS: possibilidades de desafios para o ensino da matemática em um contexto intercultural. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Matemática Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | O presente estudo se propôs a compreender, em uma perspectiva intercultural, o ensino da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental do Povo Xukuru por meio das visões dos seus docentes. A questão norteadora a que se buscou responder a partir desta pesquisa se refere às abordagens metodológicas utilizadas para o ensino da matemática em escolas indígenas Xukuru nos anos finais do ensino fundamental. Deste modo, identificar as concepções de uma educação intercultural no ensino da matemática, sobre a visão dos professores indígenas Xukuru. Utilizamos como suporte teórico desse estudo as contribuições de Candau (2014), Fraser (2006), D’Ambrósio (1993/1993), Quijano (2005), dentre outros que buscamos abarcar os principais aspectos que se referem a discursão. Os caminhos metodológicos deste estudo, são de caráter qualitativo, a partir de um estudo realizado em campo, ao qual a coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas. Como resultados desta pesquisa, revelamos, a necessidade em constituir maiores diálogos para que a educação intercultural crítica nas escolas indígenas Xukuru se materializem a partir da etnomatemática, a insuficiência de metodologias que conduzem à interculturalidade, a falta de recursos nas escolas indígenas, a necessidade de romper com os saberes eurocêntricos, bem como a construção dos mesmos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42937 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CÉLIO BEZERRA SOARES SANTOS.pdf | 414,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons