Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42937

Compartilhe esta página

Título: Saberes docentes indígenas: possibilidades de desafios para o ensino da matemática em um contexto intercultural.
Autor(es): SANTOS, Célio Bezerra Soares
Palavras-chave: Educação Intercultural; Etnomatemática; Educação Escolar Indígena; Ensino de Matemática
Data do documento: 13-Dez-2021
Citação: SANTOS, Célio Bezerra Soares. SABERES DOCENTES INDÍGENAS: possibilidades de desafios para o ensino da matemática em um contexto intercultural. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Matemática Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente estudo se propôs a compreender, em uma perspectiva intercultural, o ensino da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental do Povo Xukuru por meio das visões dos seus docentes. A questão norteadora a que se buscou responder a partir desta pesquisa se refere às abordagens metodológicas utilizadas para o ensino da matemática em escolas indígenas Xukuru nos anos finais do ensino fundamental. Deste modo, identificar as concepções de uma educação intercultural no ensino da matemática, sobre a visão dos professores indígenas Xukuru. Utilizamos como suporte teórico desse estudo as contribuições de Candau (2014), Fraser (2006), D’Ambrósio (1993/1993), Quijano (2005), dentre outros que buscamos abarcar os principais aspectos que se referem a discursão. Os caminhos metodológicos deste estudo, são de caráter qualitativo, a partir de um estudo realizado em campo, ao qual a coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas. Como resultados desta pesquisa, revelamos, a necessidade em constituir maiores diálogos para que a educação intercultural crítica nas escolas indígenas Xukuru se materializem a partir da etnomatemática, a insuficiência de metodologias que conduzem à interculturalidade, a falta de recursos nas escolas indígenas, a necessidade de romper com os saberes eurocêntricos, bem como a construção dos mesmos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42937
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CÉLIO BEZERRA SOARES SANTOS.pdf414,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons