Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42937
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Célio Bezerra Soares | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T23:15:58Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T23:15:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Célio Bezerra Soares. SABERES DOCENTES INDÍGENAS: possibilidades de desafios para o ensino da matemática em um contexto intercultural. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Matemática Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42937 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo se propôs a compreender, em uma perspectiva intercultural, o ensino da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental do Povo Xukuru por meio das visões dos seus docentes. A questão norteadora a que se buscou responder a partir desta pesquisa se refere às abordagens metodológicas utilizadas para o ensino da matemática em escolas indígenas Xukuru nos anos finais do ensino fundamental. Deste modo, identificar as concepções de uma educação intercultural no ensino da matemática, sobre a visão dos professores indígenas Xukuru. Utilizamos como suporte teórico desse estudo as contribuições de Candau (2014), Fraser (2006), D’Ambrósio (1993/1993), Quijano (2005), dentre outros que buscamos abarcar os principais aspectos que se referem a discursão. Os caminhos metodológicos deste estudo, são de caráter qualitativo, a partir de um estudo realizado em campo, ao qual a coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas. Como resultados desta pesquisa, revelamos, a necessidade em constituir maiores diálogos para que a educação intercultural crítica nas escolas indígenas Xukuru se materializem a partir da etnomatemática, a insuficiência de metodologias que conduzem à interculturalidade, a falta de recursos nas escolas indígenas, a necessidade de romper com os saberes eurocêntricos, bem como a construção dos mesmos. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Intercultural | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Indígena | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | Saberes docentes indígenas: possibilidades de desafios para o ensino da matemática em um contexto intercultural. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2923904240230943 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to understand, in an intercultural perspective, the teaching of mathematics in the final years of the Xukuru People's Elementary School through the views of their teachers. The guiding question that we sought to answer from this research refers to the methodological approaches used for teaching mathematics in Xukuru indigenous schools in the final years of elementary school. In this way, identify the conceptions of an intercultural education in the teaching of mathematics, on the vision of the Xukuru indigenous teachers. We used as theoretical support for this study the contributions of Candau (2014), Fraser (2006), D'Ambrósio (1993/1993), Quijano (2005), among others that we seek to cover the main aspects that refer to discourse. The methodological paths of this study are qualitative, based on a study carried out in the field, in which data collection is carried out through semi-structured interviews. As a result of this research, we reveal the need to build greater dialogues so that critical intercultural education in Xukuru indigenous schools materializes from ethnomathematics, the insufficiency of methodologies that lead to interculturality, the lack of resources in indigenous schools, the need for break with Eurocentric knowledge, as well as their construction. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-5348-3403 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CÉLIO BEZERRA SOARES SANTOS.pdf | 414,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons