Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641

Comparte esta pagina

Título : O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático.
Autor : SANTOS, Géssica Germana Silva
Palabras clave : Trigonometria - Estudo e ensino; Trigonometria - Currículos - Pernambuco; Livros didáticos; Aprendizagem baseada em problemas
Fecha de publicación : 23-ene-2017
Citación : SANTOS, Géssica Germana Silva. O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : Esse trabalho busca compreender a abordagem do ensino da trigonometria em uma coleção de livro didático destinada ao ensino médio na proposta dos parâmetros curriculares de Pernambuco. Para isso analisamos a abordagem proposta pela coleção e categorizamos de acordo com as seguintes estratégias de ensino: a resolução de problemas, a modelagem matemática, as mudanças tecnológicas e a evolução histórica dos conceitos matemáticos. Através dos resultados pudemos perceber que a coleção apresenta uns elementos das estratégias de ensino, traz também observações e contextos que levam o leitor a compreensão do conteúdo. A coleção apresenta um ensino de caráter tradicional acrescentando uns elementos dessas estratégias de ensino como a apresentação de textos históricos e textos relacionando a trigonometria a outras áreas do conhecimento. Em suma, consideramos que a coleção não contempla satisfatoriamente o ensino da trigonometria pautado nas estratégias que instigam os alunos a buscar seus conhecimentos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Géssica Germana Silva.pdf1,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons