Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641
Comparte esta pagina
Título : | O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático. |
Autor : | SANTOS, Géssica Germana Silva |
Palabras clave : | Trigonometria - Estudo e ensino; Trigonometria - Currículos - Pernambuco; Livros didáticos; Aprendizagem baseada em problemas |
Fecha de publicación : | 23-ene-2017 |
Citación : | SANTOS, Géssica Germana Silva. O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | Esse trabalho busca compreender a abordagem do ensino da trigonometria em uma coleção de livro didático destinada ao ensino médio na proposta dos parâmetros curriculares de Pernambuco. Para isso analisamos a abordagem proposta pela coleção e categorizamos de acordo com as seguintes estratégias de ensino: a resolução de problemas, a modelagem matemática, as mudanças tecnológicas e a evolução histórica dos conceitos matemáticos. Através dos resultados pudemos perceber que a coleção apresenta uns elementos das estratégias de ensino, traz também observações e contextos que levam o leitor a compreensão do conteúdo. A coleção apresenta um ensino de caráter tradicional acrescentando uns elementos dessas estratégias de ensino como a apresentação de textos históricos e textos relacionando a trigonometria a outras áreas do conhecimento. Em suma, consideramos que a coleção não contempla satisfatoriamente o ensino da trigonometria pautado nas estratégias que instigam os alunos a buscar seus conhecimentos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Géssica Germana Silva.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons