Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641
Compartilhe esta página
Título: | O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático. |
Autor(es): | SANTOS, Géssica Germana Silva |
Palavras-chave: | Trigonometria - Estudo e ensino; Trigonometria - Currículos - Pernambuco; Livros didáticos; Aprendizagem baseada em problemas |
Data do documento: | 23-Jan-2017 |
Citação: | SANTOS, Géssica Germana Silva. O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Esse trabalho busca compreender a abordagem do ensino da trigonometria em uma coleção de livro didático destinada ao ensino médio na proposta dos parâmetros curriculares de Pernambuco. Para isso analisamos a abordagem proposta pela coleção e categorizamos de acordo com as seguintes estratégias de ensino: a resolução de problemas, a modelagem matemática, as mudanças tecnológicas e a evolução histórica dos conceitos matemáticos. Através dos resultados pudemos perceber que a coleção apresenta uns elementos das estratégias de ensino, traz também observações e contextos que levam o leitor a compreensão do conteúdo. A coleção apresenta um ensino de caráter tradicional acrescentando uns elementos dessas estratégias de ensino como a apresentação de textos históricos e textos relacionando a trigonometria a outras áreas do conhecimento. Em suma, consideramos que a coleção não contempla satisfatoriamente o ensino da trigonometria pautado nas estratégias que instigam os alunos a buscar seus conhecimentos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Géssica Germana Silva.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons