Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Géssica Germana Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-12T19:21:25Z | - |
dc.date.available | 2021-11-12T19:21:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Géssica Germana Silva. O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho busca compreender a abordagem do ensino da trigonometria em uma coleção de livro didático destinada ao ensino médio na proposta dos parâmetros curriculares de Pernambuco. Para isso analisamos a abordagem proposta pela coleção e categorizamos de acordo com as seguintes estratégias de ensino: a resolução de problemas, a modelagem matemática, as mudanças tecnológicas e a evolução histórica dos conceitos matemáticos. Através dos resultados pudemos perceber que a coleção apresenta uns elementos das estratégias de ensino, traz também observações e contextos que levam o leitor a compreensão do conteúdo. A coleção apresenta um ensino de caráter tradicional acrescentando uns elementos dessas estratégias de ensino como a apresentação de textos históricos e textos relacionando a trigonometria a outras áreas do conhecimento. Em suma, consideramos que a coleção não contempla satisfatoriamente o ensino da trigonometria pautado nas estratégias que instigam os alunos a buscar seus conhecimentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trigonometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria - Currículos - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.title | O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4671381610259737 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work tries to understand the approach of the teaching of trigonometry in a collection of didactic book destined to the high school in the proposal of the curricular parameters of Pernambuco. For this, we analyze the approach proposed by the collection and categorize it according to the following teaching strategies: problem solving, mathematical modeling, technological changes and the historical evolution of mathematical concepts. Through the results we can see that the collection presents some elements of teaching strategies, also brings observations and contexts that lead the reader to understand the content. The collection presents traditional teaching by adding elements of these teaching strategies such as the presentation of historical texts and texts relating trigonometry to other areas of knowledge. In short, we consider that the collection does not satisfactorily contemplate the teaching of trigonometry based on strategies that instigate students to seek their knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Géssica Germana Silva.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons