Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSANTOS, Géssica Germana Silva-
dc.date.accessioned2021-11-12T19:21:25Z-
dc.date.available2021-11-12T19:21:25Z-
dc.date.issued2017-01-23-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Géssica Germana Silva. O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641-
dc.description.abstractEsse trabalho busca compreender a abordagem do ensino da trigonometria em uma coleção de livro didático destinada ao ensino médio na proposta dos parâmetros curriculares de Pernambuco. Para isso analisamos a abordagem proposta pela coleção e categorizamos de acordo com as seguintes estratégias de ensino: a resolução de problemas, a modelagem matemática, as mudanças tecnológicas e a evolução histórica dos conceitos matemáticos. Através dos resultados pudemos perceber que a coleção apresenta uns elementos das estratégias de ensino, traz também observações e contextos que levam o leitor a compreensão do conteúdo. A coleção apresenta um ensino de caráter tradicional acrescentando uns elementos dessas estratégias de ensino como a apresentação de textos históricos e textos relacionando a trigonometria a outras áreas do conhecimento. Em suma, consideramos que a coleção não contempla satisfatoriamente o ensino da trigonometria pautado nas estratégias que instigam os alunos a buscar seus conhecimentos.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrigonometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTrigonometria - Currículos - Pernambucopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleO ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4671381610259737pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThis work tries to understand the approach of the teaching of trigonometry in a collection of didactic book destined to the high school in the proposal of the curricular parameters of Pernambuco. For this, we analyze the approach proposed by the collection and categorize it according to the following teaching strategies: problem solving, mathematical modeling, technological changes and the historical evolution of mathematical concepts. Through the results we can see that the collection presents some elements of teaching strategies, also brings observations and contexts that lead the reader to understand the content. The collection presents traditional teaching by adding elements of these teaching strategies such as the presentation of historical texts and texts relating trigonometry to other areas of knowledge. In short, we consider that the collection does not satisfactorily contemplate the teaching of trigonometry based on strategies that instigate students to seek their knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Géssica Germana Silva.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons