Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641

Share on

Title: O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático.
Authors: SANTOS, Géssica Germana Silva
Keywords: Trigonometria - Estudo e ensino; Trigonometria - Currículos - Pernambuco; Livros didáticos; Aprendizagem baseada em problemas
Issue Date: 23-Jan-2017
Citation: SANTOS, Géssica Germana Silva. O ensino da trigonometria na perspectiva do PCPE: uma análise de livro didático. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Esse trabalho busca compreender a abordagem do ensino da trigonometria em uma coleção de livro didático destinada ao ensino médio na proposta dos parâmetros curriculares de Pernambuco. Para isso analisamos a abordagem proposta pela coleção e categorizamos de acordo com as seguintes estratégias de ensino: a resolução de problemas, a modelagem matemática, as mudanças tecnológicas e a evolução histórica dos conceitos matemáticos. Através dos resultados pudemos perceber que a coleção apresenta uns elementos das estratégias de ensino, traz também observações e contextos que levam o leitor a compreensão do conteúdo. A coleção apresenta um ensino de caráter tradicional acrescentando uns elementos dessas estratégias de ensino como a apresentação de textos históricos e textos relacionando a trigonometria a outras áreas do conhecimento. Em suma, consideramos que a coleção não contempla satisfatoriamente o ensino da trigonometria pautado nas estratégias que instigam os alunos a buscar seus conhecimentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41641
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Géssica Germana Silva.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons