Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41158

Share on

Title: Demonstrações em geometria plana: investigando os níveis do pensamento geométrico dos alunos, nas construções dos argumentos lógicos, sob a ótica da teoria do Van Hiele.
Authors: ALQUINO, Andreson da Silva
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Geometria plana; Estudantes de matemática
Issue Date: 6-Mar-2017
Citation: ALQUINO, Andreson da Silva. Demonstrações em geometria plana: investigando os níveis do pensamento geométrico dos alunos, nas construções dos argumentos lógicos, sob a ótica da teoria do Van Hiele. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Nos cursos de licenciatura em Matemática as disciplinas que requerem demonstrações geralmente são tratadas pelos alunos como as que trazem mais dificuldades para a aprendizagem. Nesse contexto, os argumentos têm um papel fundamental, pois é a partir dos mesmos que conseguimos chegar a uma demonstração de maneira coerente. Sendo assim, o trabalho aqui apresentado é uma pesquisa que objetiva investigar o pensamento geométrico, segundo a ótica de van Hiele, presentes nos argumentos demonstrativos, tratando de modo particular alguns conteúdos da Geometria Plana. Para isso, foram preparados e aplicados questionários, que foram respondidos por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE-CAA, nas turmas de Fundamentos da Geometria plana e Fundamentos da Geometria espacial. Estes questionários foram direcionados e analisados, de acordo com os níveis de pensamento geométrico, conforme a Teoria de van Hiele.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41158
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALQUINO, Andreson da Silva.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons