Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41158

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRICARDO, Cleiton de Lima-
dc.contributor.authorALQUINO, Andreson da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-13T22:15:14Z-
dc.date.available2021-09-13T22:15:14Z-
dc.date.issued2017-03-06-
dc.date.submitted2021-09-13-
dc.identifier.citationALQUINO, Andreson da Silva. Demonstrações em geometria plana: investigando os níveis do pensamento geométrico dos alunos, nas construções dos argumentos lógicos, sob a ótica da teoria do Van Hiele. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41158-
dc.description.abstractNos cursos de licenciatura em Matemática as disciplinas que requerem demonstrações geralmente são tratadas pelos alunos como as que trazem mais dificuldades para a aprendizagem. Nesse contexto, os argumentos têm um papel fundamental, pois é a partir dos mesmos que conseguimos chegar a uma demonstração de maneira coerente. Sendo assim, o trabalho aqui apresentado é uma pesquisa que objetiva investigar o pensamento geométrico, segundo a ótica de van Hiele, presentes nos argumentos demonstrativos, tratando de modo particular alguns conteúdos da Geometria Plana. Para isso, foram preparados e aplicados questionários, que foram respondidos por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE-CAA, nas turmas de Fundamentos da Geometria plana e Fundamentos da Geometria espacial. Estes questionários foram direcionados e analisados, de acordo com os níveis de pensamento geométrico, conforme a Teoria de van Hiele.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectEstudantes de matemáticapt_BR
dc.titleDemonstrações em geometria plana: investigando os níveis do pensamento geométrico dos alunos, nas construções dos argumentos lógicos, sob a ótica da teoria do Van Hiele.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131925J9&tokenCaptchar=03AGdBq25qIiZ4kewGUqVxTLAzLtZg7XOCY6A5c2bb8p2Cds95ybzv3GkTtCfTRZ5YpwlwqST4PzXGsqsa8G4Z1jO2tOx5za3_4JqBOwys20QFx4aLSL7f9lplbuoGXLxWYzN1DzCDNkSQjYO_CsuHWLXrs7kguoJIe1hvrHthruudXSz2eWNBv2XeY6kTRKZ5xJCZhPlDtIcKl2CowXeYs9tD9V1YT26NxJZQ70X9ILdC5ehIrbhj8fnriaCPWYUl8unKiBKQInosiFtYU8LfPu6zP954KQI18P7vf34CWENOrIn3d3qSv9MUgkREL0RCflGLOL25hljh199YlwaoecohPw56bXATU5zugDY-bnrP8sw3_UXDwe_68AGluxKA8I7Z3ZSe1UszDPWI-p-qX9I2nfz41gmqsSXpqIIRATi66KPep6KcuE87CpfvtPQxOEeO3XJrrIWo_a0-2D9ma4Kwb6MoBl00fQpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4434659A1&tokenCaptchar=03AGdBq24_u-Vt9BgeW4dTEJjsDV-aGtsvbmNrJ2woNPofKVkIRf5r125wN5ac6yRtCAy_Jm4KdSjNjT8rQw1J5ZE8KtpvvSFsfBohmqAH15lW7BEu-ryO42o7D2iKDK1OdhjD6K43WXAf1_wttwBDFDY0iaV68pweVEWw_73qconNP3j14wfKxf9QUBJ3qEsphhOm16JiH7cAW0eJ40QucWQO-VR8Ajnv2j1Cxi7XrlWArAIrfBZVUHEmo58HqwabJexc-DZ65dV-UIc2m0Ggra0SOv1ke03efzBEn1mE-fl5g1s5mqEmm9Hc514dvS8kG2heSjgFto8q3V4Xwef04UNjnQ-LXe6oquAKpCdof5HWDjSi3tsdSQzR97BdZshD-5PJgoAuXDd0TocNA4P_VCScIWQo0j8suwB5ubsckJbO5SJmDpChUIP92U34fewZn1VnXJYL5tbVhTr9Aim7cK8G2-eyV85ikwpt_BR
dc.description.abstractxIn undergraduate courses in Mathematics, subjects that require demonstrations are usually regarded by students as the ones that present the most difficulties for learning. In this context, the arguments have a fundamental role, because from them we can understand a demonstration in a coherent way. Therefore the study presented here is a research, which aims to investigate geometric thinking, according to van Hiele's point of view, which are presented in the demonstrative arguments, dealing in a particular way with Flat geometry. For this, questionnaires were prepared and applied, which were answered by undergraduates of the Mathematics degree course from UFPE-CAA, at the classes of Fundamentals of Flat Geometry and Fundamentals of spatial Geometry. These questionnaires were directed and analyzed, according to the levels of geometric thinking; according to the theory of van Hiele.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALQUINO, Andreson da Silva.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons