Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41158
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RICARDO, Cleiton de Lima | - |
dc.contributor.author | ALQUINO, Andreson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T22:15:14Z | - |
dc.date.available | 2021-09-13T22:15:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-06 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-13 | - |
dc.identifier.citation | ALQUINO, Andreson da Silva. Demonstrações em geometria plana: investigando os níveis do pensamento geométrico dos alunos, nas construções dos argumentos lógicos, sob a ótica da teoria do Van Hiele. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41158 | - |
dc.description.abstract | Nos cursos de licenciatura em Matemática as disciplinas que requerem demonstrações geralmente são tratadas pelos alunos como as que trazem mais dificuldades para a aprendizagem. Nesse contexto, os argumentos têm um papel fundamental, pois é a partir dos mesmos que conseguimos chegar a uma demonstração de maneira coerente. Sendo assim, o trabalho aqui apresentado é uma pesquisa que objetiva investigar o pensamento geométrico, segundo a ótica de van Hiele, presentes nos argumentos demonstrativos, tratando de modo particular alguns conteúdos da Geometria Plana. Para isso, foram preparados e aplicados questionários, que foram respondidos por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE-CAA, nas turmas de Fundamentos da Geometria plana e Fundamentos da Geometria espacial. Estes questionários foram direcionados e analisados, de acordo com os níveis de pensamento geométrico, conforme a Teoria de van Hiele. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de matemática | pt_BR |
dc.title | Demonstrações em geometria plana: investigando os níveis do pensamento geométrico dos alunos, nas construções dos argumentos lógicos, sob a ótica da teoria do Van Hiele. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131925J9&tokenCaptchar=03AGdBq25qIiZ4kewGUqVxTLAzLtZg7XOCY6A5c2bb8p2Cds95ybzv3GkTtCfTRZ5YpwlwqST4PzXGsqsa8G4Z1jO2tOx5za3_4JqBOwys20QFx4aLSL7f9lplbuoGXLxWYzN1DzCDNkSQjYO_CsuHWLXrs7kguoJIe1hvrHthruudXSz2eWNBv2XeY6kTRKZ5xJCZhPlDtIcKl2CowXeYs9tD9V1YT26NxJZQ70X9ILdC5ehIrbhj8fnriaCPWYUl8unKiBKQInosiFtYU8LfPu6zP954KQI18P7vf34CWENOrIn3d3qSv9MUgkREL0RCflGLOL25hljh199YlwaoecohPw56bXATU5zugDY-bnrP8sw3_UXDwe_68AGluxKA8I7Z3ZSe1UszDPWI-p-qX9I2nfz41gmqsSXpqIIRATi66KPep6KcuE87CpfvtPQxOEeO3XJrrIWo_a0-2D9ma4Kwb6MoBl00fQ | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4434659A1&tokenCaptchar=03AGdBq24_u-Vt9BgeW4dTEJjsDV-aGtsvbmNrJ2woNPofKVkIRf5r125wN5ac6yRtCAy_Jm4KdSjNjT8rQw1J5ZE8KtpvvSFsfBohmqAH15lW7BEu-ryO42o7D2iKDK1OdhjD6K43WXAf1_wttwBDFDY0iaV68pweVEWw_73qconNP3j14wfKxf9QUBJ3qEsphhOm16JiH7cAW0eJ40QucWQO-VR8Ajnv2j1Cxi7XrlWArAIrfBZVUHEmo58HqwabJexc-DZ65dV-UIc2m0Ggra0SOv1ke03efzBEn1mE-fl5g1s5mqEmm9Hc514dvS8kG2heSjgFto8q3V4Xwef04UNjnQ-LXe6oquAKpCdof5HWDjSi3tsdSQzR97BdZshD-5PJgoAuXDd0TocNA4P_VCScIWQo0j8suwB5ubsckJbO5SJmDpChUIP92U34fewZn1VnXJYL5tbVhTr9Aim7cK8G2-eyV85ikw | pt_BR |
dc.description.abstractx | In undergraduate courses in Mathematics, subjects that require demonstrations are usually regarded by students as the ones that present the most difficulties for learning. In this context, the arguments have a fundamental role, because from them we can understand a demonstration in a coherent way. Therefore the study presented here is a research, which aims to investigate geometric thinking, according to van Hiele's point of view, which are presented in the demonstrative arguments, dealing in a particular way with Flat geometry. For this, questionnaires were prepared and applied, which were answered by undergraduates of the Mathematics degree course from UFPE-CAA, at the classes of Fundamentals of Flat Geometry and Fundamentals of spatial Geometry. These questionnaires were directed and analyzed, according to the levels of geometric thinking; according to the theory of van Hiele. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALQUINO, Andreson da Silva.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons