Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40582

Share on

Title: Democracia participativa: gestão escolar e a qualidade do ensino de matemática.
Authors: PONTES, Jackson Darlan Vasconcelos
Keywords: Escolas - Organização e administração; Educação - Qualidade; Matemática - Estudo e ensino
Issue Date: 3-Mar-2015
Citation: PONTES, Jackson Darlan Vasconcelos. Democracia participativa: gestão escolar e a qualidade do ensino de matemática. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar os procedimentos utilizados pela gestão de um colégio do agreste pernambucano na melhoria da qualidade do ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. A investigação tem caráter qualitativo sendo desenvolvida a partir das técnicas de observação, conversas informais e entrevistas semiestruturadas em uma escola do agreste pernambucano. Foram entrevistados 4 professores de matemática e duas pessoas dos cargos de direção da escola. Partindo da perspectiva teórica da gestão democrática participativa, descrevemos a participação como um meio de se alcançar os objetivos da escola no âmbito de um ensino de matemática de qualidade. As análises dos dados convergem para indiciar que prática da participação no universo escolar ainda ocorre de forma moderada, fazendo-se necessário que as pessoas comecem a construir uma cultura de participação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40582
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PONTES, Jackson Darlan Vasconcelos.pdf566,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons