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Título : Currículo de Pernambuco e PNED: Articulações Digitais no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
Autor : CLAUDINO, Maria Julia Pinheiro
Palabras clave : Educação Digital; Currículo; Ensino Básico
Fecha de publicación : 13-ago-2025
Citación : CLAUDINO,Maria Julia Pinheiro. Currículo de Pernambuco e PNED: Articulações Digitais no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais.2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O objetivo deste estudo é analisar o currículo de Pernambuco, no ensino da matemática dos anos iniciais, visando investigar se, quais e como as competências digitais na Política Nacional de Educação Digital (PNED) estão contempladas, a fim de contribuir para o debate acadêmico educacional no âmbito do estado de Pernambuco, a partir de um diálogo entre Freire(1985;1996), Prado(2005) e o relatório da Unesco(2006) quanto ao currículo. Utilizou-se o procedimento de análise de conteúdo sobre os documentos, currículo de Pernambuco e PNED, e os resultados revelaram que o currículo de Pernambuco, no recorte dos 3° ao 5° anos reconhece o papel crucial da tecnologia na educação e na sociedade, incorporando as competências digitais de forma conceitual e alinhada à PNED, mesmo sem mencioná-las diretamente em muitos casos. Desta forma, analisamos como avanço a PNED como marco legal para a promoção da educação digital nas diretrizes curriculares.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66540
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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