Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66540
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Patricia Smith | - |
dc.contributor.author | CLAUDINO, Maria Julia Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T20:21:18Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T20:21:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-12 | - |
dc.identifier.citation | CLAUDINO,Maria Julia Pinheiro. Currículo de Pernambuco e PNED: Articulações Digitais no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais.2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66540 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é analisar o currículo de Pernambuco, no ensino da matemática dos anos iniciais, visando investigar se, quais e como as competências digitais na Política Nacional de Educação Digital (PNED) estão contempladas, a fim de contribuir para o debate acadêmico educacional no âmbito do estado de Pernambuco, a partir de um diálogo entre Freire(1985;1996), Prado(2005) e o relatório da Unesco(2006) quanto ao currículo. Utilizou-se o procedimento de análise de conteúdo sobre os documentos, currículo de Pernambuco e PNED, e os resultados revelaram que o currículo de Pernambuco, no recorte dos 3° ao 5° anos reconhece o papel crucial da tecnologia na educação e na sociedade, incorporando as competências digitais de forma conceitual e alinhada à PNED, mesmo sem mencioná-las diretamente em muitos casos. Desta forma, analisamos como avanço a PNED como marco legal para a promoção da educação digital nas diretrizes curriculares. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Digital | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
dc.title | Currículo de Pernambuco e PNED: Articulações Digitais no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2517625255352224 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this study is to analyze the curriculum of Pernambuco in the teaching of mathematics in the early years, aiming to investigate whether, which, and how the digital competencies in the National Digital Education Policy (PNED) are addressed, in order to contribute to the educational academic debate within the state of Pernambuco, through a dialogue between Freire (1985; 1996), Prado (2005), and the UNESCO report (2006) regarding the curriculum.The content analysis procedure was applied to the documents, namely the curriculum of Pernambuco and the PNED, and the results revealed that the curriculum of Pernambuco, in the scope of the 3rd to 5th grades, recognizes the crucial role of technology in education and society, incorporating digital competencies in a conceptual way and aligned with the PNED, even without explicitly mentioning them in many cases. In this sense, we analyze the PNED as a legal milestone for the promotion of digital education in curricular guidelines. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_de_Maria_Julia._%285%29_assinado.pdf | 442,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons