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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66540

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Título: Currículo de Pernambuco e PNED: Articulações Digitais no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
Autor(es): CLAUDINO, Maria Julia Pinheiro
Palavras-chave: Educação Digital; Currículo; Ensino Básico
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: CLAUDINO,Maria Julia Pinheiro. Currículo de Pernambuco e PNED: Articulações Digitais no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais.2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar o currículo de Pernambuco, no ensino da matemática dos anos iniciais, visando investigar se, quais e como as competências digitais na Política Nacional de Educação Digital (PNED) estão contempladas, a fim de contribuir para o debate acadêmico educacional no âmbito do estado de Pernambuco, a partir de um diálogo entre Freire(1985;1996), Prado(2005) e o relatório da Unesco(2006) quanto ao currículo. Utilizou-se o procedimento de análise de conteúdo sobre os documentos, currículo de Pernambuco e PNED, e os resultados revelaram que o currículo de Pernambuco, no recorte dos 3° ao 5° anos reconhece o papel crucial da tecnologia na educação e na sociedade, incorporando as competências digitais de forma conceitual e alinhada à PNED, mesmo sem mencioná-las diretamente em muitos casos. Desta forma, analisamos como avanço a PNED como marco legal para a promoção da educação digital nas diretrizes curriculares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66540
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