Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66540
Comparte esta pagina
Título : | Currículo de Pernambuco e PNED: Articulações Digitais no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais |
Autor : | CLAUDINO, Maria Julia Pinheiro |
Palabras clave : | Educação Digital; Currículo; Ensino Básico |
Fecha de publicación : | 13-ago-2025 |
Citación : | CLAUDINO,Maria Julia Pinheiro. Currículo de Pernambuco e PNED: Articulações Digitais no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais.2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O objetivo deste estudo é analisar o currículo de Pernambuco, no ensino da matemática dos anos iniciais, visando investigar se, quais e como as competências digitais na Política Nacional de Educação Digital (PNED) estão contempladas, a fim de contribuir para o debate acadêmico educacional no âmbito do estado de Pernambuco, a partir de um diálogo entre Freire(1985;1996), Prado(2005) e o relatório da Unesco(2006) quanto ao currículo. Utilizou-se o procedimento de análise de conteúdo sobre os documentos, currículo de Pernambuco e PNED, e os resultados revelaram que o currículo de Pernambuco, no recorte dos 3° ao 5° anos reconhece o papel crucial da tecnologia na educação e na sociedade, incorporando as competências digitais de forma conceitual e alinhada à PNED, mesmo sem mencioná-las diretamente em muitos casos. Desta forma, analisamos como avanço a PNED como marco legal para a promoção da educação digital nas diretrizes curriculares. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66540 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_de_Maria_Julia._%285%29_assinado.pdf | 442,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons