Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66526

Comparte esta pagina

Título : Jogos em livros didáticos do PNLD 2022
Autor : NASCIMENTO, Tatiane Maria Rodrigues do
Palabras clave : Educação Infantil; Ensino da Escrita; Livro didático; PNLD
Fecha de publicación : 15-ago-2025
Citación : NASCIMENTO, Tatiane Maria Rodrigues do. Jogos em livros didáticos do PNLD 2022. 2025. TCC Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Cidade Universitária, 2025
Resumen : Este artigo buscou identificar a presença de propostas de jogos de alfabetização em duas coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material didático (PNLD), de 2022, destinadas à Educação Infantil. Como procedimento metodológico realizamos a análise documental das coleções Porta Aberta e Bambolê, ambas volume 2, que atendem a crianças de 5 anos. A análise dos dados constatou que as duas coleções não trazem jogos de alfabetização nos livros das crianças, e apenas a Coleção Bambolê possui algumas propostas de jogos de alfabetização no Manual do Professor e no Manual do Professor Digital. Porém, dos oito jogos encontrados, apenas 6 (seis) trazem em sua proposta a consciência fonológica, com dois trabalhando a consciência fonêmica. Tais dados revelam que as coleções estão em consonância com a Política Nacional de Alfabetização (PNA) que, embora tenha sido revogada em 2023, continua presente por meio dos livros didáticos do PNLD 2023
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66526
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Tatiane Maria Rodrigues do Nascimento.pdf2,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons