Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66526
Comparte esta pagina
Título : | Jogos em livros didáticos do PNLD 2022 |
Autor : | NASCIMENTO, Tatiane Maria Rodrigues do |
Palabras clave : | Educação Infantil; Ensino da Escrita; Livro didático; PNLD |
Fecha de publicación : | 15-ago-2025 |
Citación : | NASCIMENTO, Tatiane Maria Rodrigues do. Jogos em livros didáticos do PNLD 2022. 2025. TCC Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Cidade Universitária, 2025 |
Resumen : | Este artigo buscou identificar a presença de propostas de jogos de alfabetização em duas coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material didático (PNLD), de 2022, destinadas à Educação Infantil. Como procedimento metodológico realizamos a análise documental das coleções Porta Aberta e Bambolê, ambas volume 2, que atendem a crianças de 5 anos. A análise dos dados constatou que as duas coleções não trazem jogos de alfabetização nos livros das crianças, e apenas a Coleção Bambolê possui algumas propostas de jogos de alfabetização no Manual do Professor e no Manual do Professor Digital. Porém, dos oito jogos encontrados, apenas 6 (seis) trazem em sua proposta a consciência fonológica, com dois trabalhando a consciência fonêmica. Tais dados revelam que as coleções estão em consonância com a Política Nacional de Alfabetização (PNA) que, embora tenha sido revogada em 2023, continua presente por meio dos livros didáticos do PNLD 2023 |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66526 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Tatiane Maria Rodrigues do Nascimento.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons