Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66526
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Tatiane Maria Rodrigues do | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T23:16:45Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T23:16:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-13 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Tatiane Maria Rodrigues do. Jogos em livros didáticos do PNLD 2022. 2025. TCC Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Cidade Universitária, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66526 | - |
dc.description.abstract | Este artigo buscou identificar a presença de propostas de jogos de alfabetização em duas coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material didático (PNLD), de 2022, destinadas à Educação Infantil. Como procedimento metodológico realizamos a análise documental das coleções Porta Aberta e Bambolê, ambas volume 2, que atendem a crianças de 5 anos. A análise dos dados constatou que as duas coleções não trazem jogos de alfabetização nos livros das crianças, e apenas a Coleção Bambolê possui algumas propostas de jogos de alfabetização no Manual do Professor e no Manual do Professor Digital. Porém, dos oito jogos encontrados, apenas 6 (seis) trazem em sua proposta a consciência fonológica, com dois trabalhando a consciência fonêmica. Tais dados revelam que as coleções estão em consonância com a Política Nacional de Alfabetização (PNA) que, embora tenha sido revogada em 2023, continua presente por meio dos livros didáticos do PNLD 2023 | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Escrita | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.title | Jogos em livros didáticos do PNLD 2022 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8470456766124930 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0377713500986284 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação - Centro de Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Tatiane Maria Rodrigues do Nascimento.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons