Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66526

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Tatiane Maria Rodrigues do-
dc.date.accessioned2025-10-13T23:16:45Z-
dc.date.available2025-10-13T23:16:45Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-10-13-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Tatiane Maria Rodrigues do. Jogos em livros didáticos do PNLD 2022. 2025. TCC Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Cidade Universitária, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66526-
dc.description.abstractEste artigo buscou identificar a presença de propostas de jogos de alfabetização em duas coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material didático (PNLD), de 2022, destinadas à Educação Infantil. Como procedimento metodológico realizamos a análise documental das coleções Porta Aberta e Bambolê, ambas volume 2, que atendem a crianças de 5 anos. A análise dos dados constatou que as duas coleções não trazem jogos de alfabetização nos livros das crianças, e apenas a Coleção Bambolê possui algumas propostas de jogos de alfabetização no Manual do Professor e no Manual do Professor Digital. Porém, dos oito jogos encontrados, apenas 6 (seis) trazem em sua proposta a consciência fonológica, com dois trabalhando a consciência fonêmica. Tais dados revelam que as coleções estão em consonância com a Política Nacional de Alfabetização (PNA) que, embora tenha sido revogada em 2023, continua presente por meio dos livros didáticos do PNLD 2023pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino da Escritapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.titleJogos em livros didáticos do PNLD 2022pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8470456766124930pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377713500986284pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educação - Centro de Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Tatiane Maria Rodrigues do Nascimento.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons