Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66526
Share on
Title: | Jogos em livros didáticos do PNLD 2022 |
Authors: | NASCIMENTO, Tatiane Maria Rodrigues do |
Keywords: | Educação Infantil; Ensino da Escrita; Livro didático; PNLD |
Issue Date: | 15-Aug-2025 |
Citation: | NASCIMENTO, Tatiane Maria Rodrigues do. Jogos em livros didáticos do PNLD 2022. 2025. TCC Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Cidade Universitária, 2025 |
Abstract: | Este artigo buscou identificar a presença de propostas de jogos de alfabetização em duas coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material didático (PNLD), de 2022, destinadas à Educação Infantil. Como procedimento metodológico realizamos a análise documental das coleções Porta Aberta e Bambolê, ambas volume 2, que atendem a crianças de 5 anos. A análise dos dados constatou que as duas coleções não trazem jogos de alfabetização nos livros das crianças, e apenas a Coleção Bambolê possui algumas propostas de jogos de alfabetização no Manual do Professor e no Manual do Professor Digital. Porém, dos oito jogos encontrados, apenas 6 (seis) trazem em sua proposta a consciência fonológica, com dois trabalhando a consciência fonêmica. Tais dados revelam que as coleções estão em consonância com a Política Nacional de Alfabetização (PNA) que, embora tenha sido revogada em 2023, continua presente por meio dos livros didáticos do PNLD 2023 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66526 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Tatiane Maria Rodrigues do Nascimento.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License