Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51582

Compartilhe esta página

Título: A leitura do gênero do discurso meme: As potencialidades da leitura do gênero com base no que dispõe a BNCC
Autor(es): FREITAS, Franklin Luiz de
Palavras-chave: Meme; Multimodalidade; Gênero; BNCC
Data do documento: 12-Mai-2023
Citação: FREITAS, Franklin. A leitura do gênero do discurso meme: as potencialidades da leitura do gênero com base no que dispõe a BNCC. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho objetivou investigar o potencial da leitura de imagens no meme com base na Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC, utilizando-se como metodologia a pesquisa com abordagem qualitativa e documenta, realizada a partir do segundo semestre do ano de 2022 até o mês de abril de 2023. Foram analisados memes na rede social Twitter referentes a acontecimentos da realidade social brasileira no contexto político. A partir da análise realizada perante o arcabouço teórico pesquisado, como também dos memes coletados, pudemos perceber a relevância da leitura de gêneros multimodais através das múltiplas linguagens nele inseridas, assim como da importância da linguagem imagética como ferramenta potencial à leitura do meme com base no que dispõe a BNCC, referente aos gêneros digitais. Essa pesquisa revelou a importância do aprendizado através de novos gêneros voltados à realidade atual do leitor, assim como da possibilidade do ensino através de gêneros digitais e suas múltiplas linguagens.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51582
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Franklin Luiz de Freitas.pdf716,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons