Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51582
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Franklin Luiz de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T14:22:00Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T14:22:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Franklin. A leitura do gênero do discurso meme: as potencialidades da leitura do gênero com base no que dispõe a BNCC. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51582 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho objetivou investigar o potencial da leitura de imagens no meme com base na Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC, utilizando-se como metodologia a pesquisa com abordagem qualitativa e documenta, realizada a partir do segundo semestre do ano de 2022 até o mês de abril de 2023. Foram analisados memes na rede social Twitter referentes a acontecimentos da realidade social brasileira no contexto político. A partir da análise realizada perante o arcabouço teórico pesquisado, como também dos memes coletados, pudemos perceber a relevância da leitura de gêneros multimodais através das múltiplas linguagens nele inseridas, assim como da importância da linguagem imagética como ferramenta potencial à leitura do meme com base no que dispõe a BNCC, referente aos gêneros digitais. Essa pesquisa revelou a importância do aprendizado através de novos gêneros voltados à realidade atual do leitor, assim como da possibilidade do ensino através de gêneros digitais e suas múltiplas linguagens. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Meme | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.title | A leitura do gênero do discurso meme: As potencialidades da leitura do gênero com base no que dispõe a BNCC | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5663144156338179 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3140964910953390 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aimed to investigate the potential of reading images in the meme based on the National Common Curricular Base, henceforth BNCC, using as a methodology research with a qualitative and documented approach, carried out from the second half of 2022 until the month of April 2023. Memes on the social network Twitter referring to events in Brazilian social reality in the political context were analyzed. From the analysis carried out before the researched theoretical framework, as well as the collected memes, we were able to perceive the conversion of the reading of multimodal genres through the multiple languages incorporated in it, as well as the importance of the imagery language as a potential tool for the reading of the meme based on the that there is the BNCC, referring to digital genres. This research revealed the importance of learning through new genres aimed at the current reality of the reader, as well as the possibility of teaching through digital genres and their multiple languages. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Franklin Luiz de Freitas.pdf | 716,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons